PSDB se organiza

Domingo houve reunião da cúpula do PSDB de Içara. Encontro foi no Centro de Eventos Darolt. Reunião contou com a deputada federal Geovânia de Sá, o suplente de deputado Dóia Guglielmi, os novos filiados Marreca, Valdelir da Rolt e Marcio Dalmolin e o suplente de vereador André Jucoski, o Polaquinho. Segundo Dóia, o encontro foi mais para agradecer os novos filiados pela confiança nos tucanos. O vereador Valdelir da Rolt afirma, no entanto, que a pauta foi mais extensa. Segundo ele, o encontro cumpriu as normas para evitar aglomerações e que todo mundo ficou afastado pelo menos um metro e meio. “Discutimos a eleição, as estratégias para criar o PSDB Mulher, o PSDB Jovem e estruturar o partido para a eleição deste ano. O PSDB está crescendo e vai crescer ainda mais. Vamos chegar fortes para a disputa”, assegurou.

No PLS

O empresário Adilton Tramontin foi mais um que resolveu se filiar ao PL em Içara. A mudança de partido foi assegurada em uma articulação que envolveu o vereador Toninho de Mello, o ex-prefeito Márcio Búrigo e também PP e PDT. Nessa operação está a digital da pré-candidata Dalvânia Cardoso, do PP, e do empresário Joelson Cardoso, do PDT.

Desistiu

Informação que circulou ontem pela grande mídia no eixo Rio, São Paulo, Brasília, davam como certa a demissão de Luiz Henrique Mandetta. No final da tarde, no entanto, surgiu a informação de que Bolsonaro teria recuado da decisão e que, por mais um tempo, Mandetta segue no cargo.

Sete casos

O prefeito de Içara confirmou nesta tarde, através de uma transmissão pelas mídias sociais, mais sete casos de pacientes infectados com o novo Coronavírus em Içara. Os casos já vinham sendo monitorados pela Secretaria de Saúde e acabaram sendo confirmados todos nesta segunda com a divulgação dos resultados pelo Laboratório Central de Florianópolis (Lacen-SC). “Saltamos para oito casos confirmados. Os sete novos casos foram confirmados hoje pelo Lacen. Já vínhamos esperando por isso. Com estes sete casos, o município chega aos oito casos confirmados da doença. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar”, informou o prefeito Murialdo Gastaldon.

Boa notícia

A boa notícia fica por conta do Hospital São Donato. A ala criada especificamente para atender pacientes de Covid-19 está vazia. “Hoje não temos mais pacientes no hospital com suspeita ou com coronavírus. Na triagem tivemos apenas a coleta de um paciente”, explica o diretor Júlio de Lucca.

Mais uma morte

Governo de Criciúma confirmou ontem mais uma morte por coronavírus. Caso é de uma mulher de 79 anos que já apresentava outras comorbidades.

Não deve voltar 

Secretário Natalino Ugioni falou ontem, durante coletiva do governador, sobre as medidas que estão sendo criadas para permitir que, de casa, o aluno possa ter acesso a material das disciplinas do ano letivo. Não será um EAD, mas uma maneira de manter o aluno em atividade. Os alunos que não tiverem internet vão receber o material em casa. Deixou transparecer, no entanto, que as aulas não devem ser retomados no dia 22 de abril. A tendência é que a quarentena seja mantida nas salas de aula.

Aprovado

Neste sábado, em sessão virtual, o Legislativo aprovou, com oito votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções, o projeto de lei do Executivo PE 10/2020 que reduz temporariamente os valores de Funções Gratificadas, Funções de Confiança e Gratificações concedidas pelo Poder Executivo, com exceção daquelas concedidas aos profissionais da saúde. Essa lei vigorará enquanto perdurar o decreto municipal. A matéria entrou em discussão, em decorrência do novo coronavírus.

Congelando 

Ministro Paulo Guedes deve sugerir o congelamento dos salários de todos os servidores pelo prazo de dois anos. Seria a alternativa para atravessar a crise que já está sendo gerado pela crise do novo coronavírus.

Prejuízo

Empresários de Santa Catarina e de toda a região não escondem o desespero para voltar ao trabalho. Comércio é quem mais está sofrendo. “O comércio está sendo alvo de preconceito, porque outros segmentos podem funcionar e o restante do comércio não. Precisamos com os devidos cuidados voltar a trabalhar”, argumentam.