Medida representa um controle ainda mais efetivo e serve também para melhorar o deslocamento de pacientes provenientes do Centro de Triagem ou encaminhados a UTI
Içara
Desde ontem, o Hospital São Donato passou a ter 30 leitos dedicados ao atendimento exclusivo de pacientes com o coronavírus. Com o isolamento estruturado de todo um setor, os acessos internos foram bloqueados. Associada aos cuidados de atendimento da equipe, a medida representa um controle ainda mais efetivo e serve também para melhorar o deslocamento de pacientes provenientes do Centro de Triagem ou que poderão ser encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva.
Além do avanço no enfrentamento do Covid-19 com o isolamento de um setor para atendimento, novas medidas de segurança foram implantadas na circulação interna no hospital. A visitação agora está suspensa. A restrição vale também para a Maternidade. Apenas na UTI segue a visitação conforme os horários definidos para cada leito. Já a troca de acompanhantes – nos casos permitidos – permanece das 7h às 8h e das 19h às 20h.
Boletim HSD
O Hospital São Donato tem atualmente quatro leitos de isolamento ocupados para atendimento ou averiguação de coronavírus. Na Unidade de Terapia Intensiva há um homem de Braço do Norte, de 32 anos, com o diagnóstico positivo, que segue sob ventilação mecânica. No setor também está uma mulher de Içara, de 30 anos, no aguardo dos exames. Fora da UTI estão em isolamento dois pacientes que aguardam o resultado dos exames, dentre eles, um homem de 18 de Criciúma e uma mulher de 52 de Içara.
Pacientes monitorados com alta cresce
No último boletim divulgado pela prefeitura no fim da tarde de ontem (1), Içara registrou 15 casos suspeitos de coronavírus, que atualmente aguardam os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC). Desde o dia anterior, 10 casos suspeitos foram descartados e 51 pessoas receberam alta do monitoramento, apresentando melhora no quadro. Além disso, 58 ainda permanecem em acompanhamento dos sintomas, 13 a menos que no informe de terça-feira (31) da Vigilância Epidemiológica.
O município tem registrado apenas um paciente confirmado com a Covid-19, que recebeu o diagnóstico em 22 de março. Atualmente, ele permanece em isolamento domiciliar e seu quadro é estável. Desde o dia 23, Içara também possui o atendimento pelo Centro de Triagem, localizado no antigo ambulatório do Hospital São Donato (HSD), e até segunda-feira (30) cerca de 200 pessoas foram atendidas.
Segundo a secretária de saúde de Içara, Jaqueline dos Santos, os sintomas que levam a suspeita do coronavírus são comumente gripais, como dor de garganta, tosse, febre e falta de ar. A confirmação ou descarte da situação do paciente pode levar até 10 dias para ser recebida.
De acordo com Jaqueline, na segunda-feira o Ministério da Saúde autorizou o uso dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento da Covid-19, isso para os casos mais graves da doença, o que até então não se administrou aos pacientes do Hospital São Donato