Tudo igual

Depois de um fim de semana com restrições ampliadas, todos os municípios da Região Carbonífera voltam a ter funcionamento normal do comércio com abertura de bares, restaurantes e supermercados. Medida vale também para Içara. Prefeito Murialdo foi voto vencido, não concorda com a posição por entender que o momento é delicado, mas acatou a decisão de colegiado. “Eu votei contra, mas a maioria decidiu e medida caiu. Os supermercados abrem, exceção do Giassi, que tomou essa decisão por conta própria”, argumentou. Pela manhã, em entrevista à Massa FM, o prefeito havia defendido que as medidas definidas na Amrec fossem respeitadas. “Se não for para ser assim, não tem sentido nos reunirmos e o melhor é que cada um tome sua decisão”, argumentou. Como a decisão foi pela abertura, mesmo contrariado, Murialdo cumpriu sua posição e liberou a abertura. Entre os supermercados, informa o prefeito, apenas o Giassi optou por não abrir no domingo.

Porque

O prefeito também explicou porque foi contrário à abertura. Defende que a região ainda não atingiu o chamado platô ou a estabilização dos casos. “Ainda estamos em um momento delicado. O ideal seria mais este esforço. É preciso lembrar que a letalidade na nossa região é menor que no Estado e menor que no Brasil. O temor é relaxar demais e ver estes números subirem”.

Viral

Prefeito de Itajaí, o médico Volnei Morastoni (MDB) virou assunto internacional ao sugerir a injeção de doses de ozônio por via retal para pacientes de Itajaí testados com coronavírus. “Além da Ivermectina, da azitromicina, da hidroxicloroquina e da cânfora também vamos liberar o ozônio. Dez sessões, dez dias de aplicação por via retal. Rápida e tranquila”, disse o prefeito em vídeo feito no próprio gabinete. No final do dia o Ministério Público orientou o prefeito a mudar de ideia.

Aguardando

Governo de Içara segue aguardando pela manifestação do Grupo Mercado Livre. A empresa vai implantar um Centro de Distribuição no Sul do Brasil e Içara está entre as cidades mais cotadas. Agora Araranguá entrou na disputa. “Araranguá quer, Imbituba e várias outras. Içara tem todas as condições, a cidade quer o empreendimento e acredito que estamos bem cotados, mas é preciso aguardar”.

No feriado

Comércio de Içara abre nesse feriado de São Donato. Lojas vão funcionar normalmente para tentar aproveitar o período de pagamento e, claro, vender um pouco mais para o Dia dos Pais. Previsão da CDL segue otimista. Entidade vai esperar o fechamento desta data comemorativa para lançar oficialmente a campanha de Natal.

Vacina

Fundação Oswaldo Cruz anunciou que deve produzir 100 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus a partir de dezembro. A novidade é resultado da assinatura de um termo entre a Fiocruz e a farmacêutica britânica AstraZeneca. O documento servirá de base para o acordo de transferência de tecnologia entre os laboratórios e a produção em larga escala da vacina.

Ampliando

Prefeito Clésio Salvaro está encaminhando pedido a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para que o horário de atendimento em bancos e lotéricas seja ampliado durante o período de pandemia. Pedido está embasado com imagens de longas filas nas agências. Defesa do município é que ao ampliar o horário de atendimento será possível diluir a procura da população e reduzir o risco de aglomerações.

Confiança em alta

Arnaldinho Lodetti (MDB) segue trabalhando intensamente nos bastidores com foco na disputa eleitoral deste ano. Tem se mostrado confiante com o retorno que vem recebendo, principalmente da militância do MDB. “O partido me abraçou, líderes tradicionais, nomes fortes do Estado estão juntos nesse processo. Estamos gradativamente levando nossas propostas para as comunidades e ouvindo os eleitores e compondo com a população as nossas propostas”, explica. Em tempos de pandemia, Lodetti tem apostado na internet. Ontem postou o Pode Isso Arnaldo onde responde perguntas de internautas sobre o processo eleitoral do município.