Equilíbrio

Quando o desemprego e a fome baterem à porta o que você fará? Pergunto isso para defender que é preciso sim voltar a atividade. Está na hora de fazer a roda da economia voltar a girar. Não, definitivamente eu não estou menosprezando o Covid-19. Eu reconheço a violência, a rapidez e o risco da doença, mas também entendo que não dá simplesmente para se esconder em casa. Dá sim para encontrar o meio termo. Se os mercados podem abrir, tomando alguns cuidados, as lojas também podem. Essa história de que o governo vai ajudar, vai dar suporte é bonitinha, mas termina na página dois. Não há dinheiro para todos. Se a economia parar por mais tempo vamos entrar em um caos sem precedentes, com fome, miséria, desempregos e experimentaremos ações com as quais o brasileiros não estão acostumados. A crise será muito mais impactante que a própria pandemia. É sim hora de voltar.

Meio termo

Prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon defende um meio termo para a quarentena imposta pelo coronavírus. “Professor Edson Rodrigues sempre diz que entre 8 e 80 há 72 opções. Está na hora do meio termo. Não dá para colocar tudo em funcionamento, mas também não pode parar tudo”. Ele não escondeu a preocupação com os desdobramentos que a prorrogação da quarentena vai provocar. “Vamos seguir porque essa é uma decisão do governador e cabe a ele tratar das questões sanitárias. O problema é que essa decisão terá consequências sérias na economia, na vida social, na educação. E aí está a questão. Até o momento esse suporte para estes desdobramentos não tem sido apresentados”, explica. Na avaliação do prefeito, falta cooperação. “As decisões não podem ser isoladas. Tem que esquecer política, esquecer religião e encontrar cooperação”.

O recuo

Do governador Carlos Moisés ao suspender a retomada das atividades gerou muita reação negativa dos setores produtivos e também na ala política. “Dia 26 de fevereiro foi encaminhado oficio ao governo pedindo que Santa Catarina adotasse o plano de prevenção a pandemias. Que estava pronto na Defesa Civil, mas isso não foi feito. Agora só usam como base a Itália. Porque não adotam o protocolo da Alemanha, da Suécia, da Coréia do Sul, porque não adotam modelos que deram certo. O governo manda ficar em casa, que é mais fácil, mas não faz nada”, disse o deputado Milton Hobbus (PSD), em entrevista a Massa Fm.

Sem dinheiro

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro voltou a admitir que terá dificuldades para pagar salário dos servidores no mês de abril. Admitiu que vai priorizar os trabalhadores da saúde, que estão no combate ao coronavírus.

Discutindo

Ontem foi realizada a primeira reunião do grupo de trabalho criado pelo Governo do Estado para discutir a retomada gradativa das atividades econômicas de Santa Catarina. Grupo tem prefeitos e representantes do setor produtivo. Segundo o governador a decisão pode indicar a retomada da atividade por regiões ou no estado como um todo.

Manifestação

Presidente da CDL de Içara encaminhou nota ao governador Carlos Moisés e não escondeu a preocupação com a manutenção da quarentena. “Vai ser uma quebradeira geral. Ficar um mês praticamente sem trabalhar. Essa decisão vai matar muitos CNPJs. Ele disse que vai ajudar a recuperar a economia, mas não disse como. A corrente está quebrada, porque com essa situação em que está empurrando as empresas também vai cair a arrecadação e o próprio governo não vai ter dinheiro. Vamos tomar uma posição. Pelo menos isso temos que fazer”, adiante o presidente Alexandre Fernandes.

No PP

Mais um vereador de Içara mudou de legenda de olho na disputa eleitoral deste ano. Ex-chefe de gabinete de Murialdo Gastaldon, Israel Rabello deixou o MDB e assinou ficha no Partido Progressista. A ida de Israel já era especulada havia pelo menos um mês. Ele chega no PP para disputar mais um mandato na Câmara, mas também pode ser o candidato a vice de Dalvânia em caso de chapa pura. Antes de Israel já haviam mudado de partido Toninho de Mello, que saiu do MDB e foi para o PL. Silvia Mendes deixou o PP e foi para o PSDB, mesmo destino de Valdelir Da Rolt, que saiu do PSD.

De olho no vice

Valdelir Da Rolt está fora do PSD. O ex-secretário de Agricultura de Içara está migrando para o PSDB. De olho na possibilidade de ser vice do MDB no pleito deste ano. Pré-candidato do PSD, ao Governo de Içara, Alex Michels admitiu a saída. “Ele se despediu do grupo e saiu. Acho difícil reverter”, disse via aplicativo de mensagem. Da Rolt chegou a disputar internamente a condição de candidato do PSD, mas foi derrotado por Michels. Com a filiação dele, o PSDB ganha seu segundo vereador. Na sexta-feira Silvia Mendes, a Marreca, já havia deixado o PP para se juntar aos tucanos. “Eu tive a sensação que estava atrapalhando o PSD. Não estava de acordo com ações de líderes do partido. Por isso eu sai, mas vou para ser soldado do partido”.

Marreca Tucana

A Marreca agora é Tucana. A vereadora Silvia Mendes assinou ficha nesta sexta-feira no PSDB e vai reforçar o partido na disputa eleitoral deste ano em Içara. O ato de filiação foi rápido, simples e em casa por conta das restrições impostas pelo coronavírus. Eleita pelo PP, Marreca teve a ficha de filiação abonada pela presidente estadual do partido, deputada Geovânia de Sá, e pelo ex-deputado Dóia Guglielmi.