Regional Sul 4 da CNBB emite orientações sobre novo coronavírus
Atendendo convite do Papa, o presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), dom frei Severino Clasen, em nota, vem alertar o povo de Deus, espalhado por todo território catarinense, em especial aos que estão à frente das pastorais, movimentos, serviços e organismos da Igreja, para os cuidados e medidas a serem tomadas diante da realização de atividades, eventos e celebrações em vista da Ação Evangelizadora em Santa Catarina.
Orientações do Regional Sul 4 da CNBB:
Prevenir, acolher, cuidar – A missão da Igreja é evangelizar, à luz da Palavra de Deus, para que todos tenham vida saudável e em plenitude.
No momento em que o mundo desperta preocupação com o novo coronavírus, o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vem a público alertar sobre as ameaças contra a saúde do nosso povo.
O novo coronavírus já chegou ao Brasil e temos notícias que Santa Catarina, que já sofre graves consequências com o crescente número de casos de dengue e sarampo, possui casos confirmados de infectados.
Para que não sejamos tomados de surpresa, alertamos às pastorais, movimentos, serviços e organismos da Igreja em Santa Catarina, para alguns cuidados e medidas a serem tomadas na realização de atividades, eventos e celebrações em vista da evangelização. Cada Diocese também é convida a emitir orientações, respeitando a cultura e as particularidades do nosso povo.
Durante atividades e celebrações:
- Evitar o aperto de mãos na acolhida aos fiéis;
- Não dar as mãos durante a oração do Pai nosso;
- Omitir o abraço da paz;
- Distribuir a comunhão somente sob uma espécie, exclusivamente, na mão, garantindo que o fiel comungue diante do ministro;
- Os colaboradores que cuidam das ofertas, ao recolherem, utilize proteção, igualmente aos que tiverem algum contato com objetos de uso público nas celebrações;
- Higienizar as mãos, muitas vezes, com água e sabão ou álcool em gel;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis a cada uso) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca e compartilhar objetos pessoais;
- Manter os ambientes ventilados e, por isso, portas e janelas de Igrejas ou espaços usados para reuniões e encontros fiquem abertas.