Cidadãos podem procurar a unidade de saúde mais próxima para solicitar participação nos grupos

Içara

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) foi criado com o objetivo de apoiar a atenção básica, ampliando as ofertas em saúde na rede de serviços. A Secretaria de Saúde, por intermédio do Nasf, objetiva a diminuição de demanda de espera de pacientes com a formação de grupos terapêuticos que auxiliam e incentivam as questões emocionais, reeducação alimentar, entre outros temas.

Conforme a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, os cidadãos que sentirem necessidade de participação nesses grupos podem procurar a unidade de saúde mais próxima para obter as informações. “Os grupos formados no Nasf envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes em aspectos sociais, emocionais e biológicos, construindo relações sociais corporativas e promovendo a educação em saúde”, destacou.

Entre os atendimentos de consultas coletivas, nos grupos, são agendados também atendimentos individuais para pacientes que já participam ou pacientes novos. “Os horários e dias de funcionamento dos grupos são em conformidade com o paciente e a unidade”, explicou a assistente social da Secretaria de Saúde, Thayse Piazza Manenti.

Moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, a dona de casa Maria Imaculada Magalhães participa de um grupo destinado a saúde mental. Atualmente visitando familiares em São Paulo, ela ressalta que participação no grupo contribuiu para a mudança de autoestima e reuniu condições para viagem.

“Não me sentia segura para sair de casa e a participação no grupo tem sido espetacular para mudança, sentia crises de pânico e graças ao profissionalismo e dedicação das técnicas isso já mudou bastante e estou superando”, comemorou.

Os grupos funcionam de acordo com a especialização. Grupos de nutrição ocorrem nas unidades dos bairros Jussara, Raichaski, Liri, Vila Nova (unidade II), Jaqueline, Terceira Linha, Primeiro de Maio e Cristo Rei. Os grupos de saúde mental atendem no Raichaski, Jaqueline, Esplanada, Terceira Linha e Primeiro de Maio. O funcionamento do grupo de fisioterapia ocorre no bairro Boa Vista. Há também os grupos de atividade física que atendem nas unidades I e II de Vila Nova, Jaqueline e Nossa Senhora de Fátima.