Coluna Padre Samiro Meurer – 11/02/2020

31

Morre aos 71 anos dom Enemésio Ângelo Lazzaris, bispo de Balsas (MA)

Morreu na noite de domingo, 2 de fevereiro, na cidade de Araguaína (TO), dom Enemésio Ângelo Lazzaris, bispo de Balsas, diocese localizada no Sul do estado Maranhão. O bispo tinha 71 anos e há um ano lutava contra um severo câncer no pâncreas. O corpo de dom Enemésio será velado até as 15h desta segunda-feira, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína, onde foi pároco por oito anos. Em seguida, o corpo será trasladado para Balsas, onde será velado na Igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus (MA). O sepultamento será nesta terça-feira, 4 de fevereiro, na própria catedral da cidade, após a Missa Exequial, ainda sem hora marcada.

Trajetória

Dom Enemésio Ângelo Lazzaris nasceu em 19 de dezembro de 1948, em Siderópolis (SC). Era religioso da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, também conhecida como Filhos da Divina Providência ou simplesmente Orionitas. Foi nomeado bispo de Balsas em 2008. Como bispo, dom Enemézio foi eleito, em junho de 2011, membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (2011 – abril 2015); fez parte do Grupo de Trabalho de combate ao Trabalho Escravo (2012-2016); foi presidente da Comissão Pastoral da Terra (2012-2018) e o primeiro presidente da Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (2017- 2019).

Diocese de Criciúma presente no Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa.

Olinda Soeth Marcos, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese de Criciúma, compõe a delegação dos representantes do Estado de Santa Catarina no Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa, que acontece em Roma, Itália, entre os dias 29 e 31 de janeiro. O evento é promovido pelo Dicastério para Leigos, Família e Vida e discute durante os três dias: “A Igreja ao lado dos idosos descartados”; “A família e os idosos”; “A vocação dos idosos”, apontando como afrontar a atual “cultura de descarte” dos idosos, seu papel na família e sua vocação particular na Igreja. São convidados para o congresso representantes de conferências episcopais, congregações religiosas, associações e movimentos leigos de todo o mundo envolvidos no cuidado pastoral da terceira idade.