Incentivo ao empreendedor

Não é raro encontrar boas ideias que não decolaram, pequenos negócios promissores que ficaram na gaveta simplesmente por falta de dinheiro. Em Içara, esse cenário pode começar a mudar. O governo apresenta em detalhes nesta quinta-feira o projeto Crédito Cidadão. A intenção é, via parceria com o Credisol, garantir crédito facilitado para os pequenos empreendedores da cidade. Na prática, o município vai servir de avalista para quem precisa de apoio para expandir seus negócios. “O crédito é caro porque há um índice de inadimplência e quem empresta cobra taxas elevadas para criar um fundo que amenize as perdas com a falta de pagamento. Na prática, o governo vai bancar esse risco em caso de uma eventual inadimplência. Com isso, o crédito vai ficar mais acessível para o microempreendedor individual que precisa deste dinheiro”, explica o prefeito Murialdo Gastaldon. A intenção, claro, é fazer a economia ficar ainda mais forte, com novas empresas, novos postos de trabalho em toda a cidade.

Falando em emprego e renda

Você que está precisando de um trabalho? Então fique atento. Na próxima segunda-feira o Grupo Giassi, que ainda no primeiro semestre vai inaugurar sua unidade do Combo em Içara, fará a pré-seleção dos futuros contratados. São pelo menos 200 vagas. Oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho e louco para encontrar uma oportunidade.

Pode ter greve

Coordenador Estadual do Sinte, o professor Luiz Carlos Vieira me disse ontem no Microfone Aberto da Massa FM que os professores da rede estadual podem cruzar os braços já no dia 18. Tudo vai depender da negociação que está agendada com o governador Carlos Moisés. O encontro será na próxima segunda. “Não podemos mais aguardar. Queremos o repasse do piso dos professores do ano passado e também o percentual aprovado pelo Governo Federal. Isso é lei e queremos que ela seja cumprida”, adianta.

Tem reunião

Compra de uma nova sede para a Câmara de Vereadores de Içara vai ser pauta de uma reunião hoje na cidade. Objetivo é ajustar detalhes e tornar viável esse projeto do legislativo da cidade. Com a compra, assegura o presidente Rodrigues Mendes, o município vai economizar mais de 300 mil todos os anos.

Candidata

Secretária de Educação Roseli de Lucca Pizzollo é mais uma que vai deixar o governo do prefeito Clésio Salvaro no fim do próximo mês. “Por força da legislação eleitoral. Eu particularmente gostaria de continuar, mas não é possível. Então, no final de março deixo o governo porque quero disputar uma vaga na Câmara. Mas eu saio consciente de que contribui para melhorar a educação de Criciúma”.

Retomados

Os trabalhos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina foram retomados segunda-feira com a presença do governador Carlos Moisés e com uma prioridade bastante clara. Ainda no primeiro semestre o governador quer fazer aprovar a reforma da previdência dos servidores do Estado. Não há dúvidas que a medida deve gerar muito barulho. Professores, profissionais da saúde e da segurança não concordam com a medida. Interpretam como mais um arroxo para os trabalhadores. Claro que vai haver embate, mas a tendência é pela aprovação.

Não foi

Deputado Luiz Fernando Vampiro estava cotado para assumir a liderança do Governo na Alesc. Acabou não indo. Decisão teve influência dos principais nomes do partido que não gostaram da ideia de embarcar no governo.