Cenário indefinido

Prestes a entrar no ano eleitoral de 2020, a política de Içara ainda tem um cenário indefinido. Por ora, a única certeza que se tem é da candidatura de Dalvania Cardoso. A progressista será o nome do PP na disputa, a segunda consecutiva de Dalvania. Fora isso, o clima ainda é de indefinições. No MDB, são pelo menos seis pré-candidatos. No PSD são três na fila. Há ainda a possibilidade do PSDB ofertar nomes para a disputa. Lembrando que MDB, PSDB e PSD sonham em manter a mesma aliança que garantiu dois mandatos a Murialdo Gastaldon. O cenário pode ter ainda o PDT, que ensaia uma cabeça de chapa. Tudo isso sem contar com o PSL ou Aliança e as prováveis mudanças de partido. Um bom exemplo desta indefinição talvez seja a condição do vereador Toninho de Mello. Integrante do diretório municipal do MDB e pré-candidato pelo partido, Toninho é assediado por outras legendas, fato que ele não esconde. Toninho tem sido visto constantemente com Dalvania. Especula-se até que, indo para outro partido, acabaria como vice da progressista.

Reação de Ademir

Vereador Ademir Honorato reagiu a ação do Governo de Criciúma para barrar a lei que garantia isenção do IPTU para portadores de doenças graves. Reagiu também às declarações do prefeito Clésio Salvaro. “Ele teve facilidade para conseguir essa liminar porque conhece bem os caminhos da justiça, já foi processado várias vezes. Eu não, nunca fui, mas vamos reverter essa decisão”, afirmou o parlamentar. Durante entrevista à Massa FM, ele também comentou a declaração de Salvaro de que a lei foi um jeito de fazer média. “Média quem faz é ele. Essa é característica dele”, alfinetou.

Fim de ciclo

Os 17 vereadores mirins que fizeram parte do projeto neste ano se despediram quinta-feira da experiência. Abrem espaço agora para os novos eleitos, que tomam posse em fevereiro do ano que vem. Em sua quinta edição, o Câmara Mirim vem registrando um crescimento gradativo no número de candidatos inscritos. O foco do projeto é a formação de novas lideranças.

Na segunda

Chegada do Papai Noel em Criciúma está programada para esta segunda-feira. Bom velhinho vai pintar pela Praça Nereu Ramos por volta das 21 horas. A chegada coincide com o início da programação especial de natal. Até o dia 23, a Fundação Cultural de Criciúma leva ao centro da cidade atrações artísticas e culturais. Uma tenda está sendo montada para garantir as apresentações mesmo em dias com tempo instável.

Solidariedade

Casa Guido ativou nesta sexta-feira um quiosque da instituição no Nações Shopping. Estrutura vai ficar montada por lá até o final do mês de dezembro. Objetivo da ação é reforçar a arrecadação de recursos para a manutenção da entidade. Atualmente 86 crianças portadoras de câncer e suas famílias recebem o apoio da Casa Guido.

Outorga no lixo

Salvaro deve começar seu último ano do atual mandato encaminhando um modelo diferente para a coleta e destinação do lixo em Criciúma. Hoje o serviço é uma concessão pública, mas a cobrança da tarifa junto ao cidadão é feita pelo Governo. Salvaro quer repassar essa função exclusivamente para uma empresa. Modelo foi adotado recentemente em Blumenau e deve ser replicado por aqui. “O poder público tem cada vez mais que se preocupar com saúde, educação e com a infraestrutura das cidades. O restante dos serviços devem ser repassados a iniciativa privada. Ele executa bem melhor”, defende.