As dificuldades de Brasília

Prefeito Murialdo Gastaldon voltou de Brasília com alguns encaminhamentos positivos. Conseguiu destravar recursos que são fundamentais para a conclusão de obras e o início de outras, mas ainda assim não esconde a preocupação com as dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos meses na capital federal. Fez questão de fazer esse relato ao Ministro Osmar Terra. “Ter que vir a Brasília para destravar um recurso de 200 mil, como no caso da Praça do Presidente Vargas. Sendo que esse é um recurso de emenda impositiva, que precisa ser enviado. Isso é frustrante e decepcionante. Fiz esse comentário ao Ministro. Ele se explicou, falou da crise, mas..”

Esse relato feito pelo prefeito, na sexta pela manhã, no Microfone Aberto da Massa FM, mostra o quanto necessária é a ida de prefeitos até a capital federal. Muitos eleitores questionam, lembram que há lá deputados federais representando a região e que as viagens seriam um gasto desnecessário. A verdade é que se não houver esta peregrinação não vem dinheiro.

Geovania presidente

Deputada federal Geovania de Sá deve ser confirmada pelo PSDB como a nova presidente estadual do partido. Na prática, os tucanos devem consolidar o nome da parlamentar do Sul do estado, que já ocupa essa condição desde que o presidente Marco Tebaldi morreu vítima de câncer. Como presidente, Geovania vai se empenhar na organização do partido para a disputa eleitoral do próximo ano e estadualizar ainda mais o seu nome.

Vivendo mais

IBGE confirmou que o brasileiro está vivendo mais. Também consolidou Santa Catarina como o estado mais longevo da Federação. A dúvida é: estamos preparados para esse envelhecimento da nossa população? Em Criciúma, o espaço para os idosos será ampliado. Prefeito Clésio Salvaro afirma que a demanda por serviços para a melhor idade está crescendo e a busca por vagas em creche diminuindo.

Movimentando

Uma audiência pública realizada na quinta-feira (28) em Criciúma colocou em pauta a Tabela SUS. Sem reajuste há 17 anos, a tabela é o grande sofrimento de hospitais que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde. “É a grande responsável por ter tanta gente na fila de espera. Essa é a conclusão. Trata de um modelo que está falido, mas que precisa ser mantido e recuperado porque é fundamental para dar fôlego principalmente para os que tem mais necessidade”, explica o vereador Arleu da Silveira, que promoveu o encontro. Arleu sabe que a discussão precisa chegar a Brasília. “Mas se a comunidade não começar a se movimentar, não pressionar, vai ficar complicado. O objetivo do encontro foi esse. Começar o debate”.

Inaugurada

Sexta-feira foi de reinauguração da antiga capela de Santo Antonio, a famosa igrejinha do bairro Linha Anta. A estrutura recuperada pela prefeitura de Içara tem muita história em suas paredes, o que justifica o ato bastante prestigiado.

Pró-turismo

Uma reunião realizada nesta semana na Acic terminou com a criação de um grupo setorial de apoio ao turismo. Objetivo é buscar maneiras de atrair investimentos para o setor e garantir a construção de um roteiro integrado que possa reforçar a presença de visitantes no Sul do Estado e assegurar a geração de emprego e renda a partir deste setor.

Vem o bom velhinho

Domingo de chegada do Papai Noel em Içara. Promessa da CDL é de uma bela festa com muita novidade e iluminação de encher os olhos. Com um carro zero quilômetro de premiação, o presidente da CDL Alexandre Fernandes aposta no crescimento das vendas e em um Natal gordo como há muito não se via. Tomara que a torcida dele e de todos os outros comerciantes acabe se confirmando.