Vai sair
Vereador Toninho de Mello me garantiu ontem, durante entrevista a Massa FM, que o Plano Diretor de Içara vai fechar o ano legislativo na cidade. “Vai ser o último tema da pauta. O cronograma já está definido. No dia 16 vamos realizar uma audiência pública. Ainda não está certo o local, mas vamos divulgar. Dois dias depois, no dia 18, o projeto vai para a pauta e vai ser votado. Vamos fechar o ano com esse presente para a cidade”, explica. O plano diretor vai orientar para onde e como a cidade de Içara deve se desenvolver. Indica áreas industriais, o tamanho dos prédios, as áreas de preservação. “Justamente por isso cobramos tanto a participação da comunidade e novamente vamos pedir que todos compareçam no dia da audiência pública para dar sua contribuição e permitir que a cidade tenha a melhor decisão. O momento de participar é agora”, defende.
Preparando
Conversei ontem na Massa FM com Sandra Silvério, uma das voluntárias que trabalha na preparação do Rincão para o Natal. Além de destacar o alerta deixou um pedido em especial. Quer doação de brinquedos para garantir uma Natal mais feliz para famílias carentes do balneário. Projeto tem a parceria e o apoio da Cruz Vermelha.
Programação de Natal
Em Içara, a semana também tem sido de ajustes. No domingo chega o Papai Noel e a cidade abre a sua programação de Natal. Quem acompanha o trabalho garante que a iluminação será diferenciada e vai chamar atenção dos visitantes. Entre os lojistas, a expectativa é positiva e de vendas bem melhores do que as do ano passado.
Salvaro
A 11ª Promotoria do Ministério Público de Criciúma está ingressando com uma ação do improbidade administrativa contra o prefeito Clésio Salvaro. A medida é um desdobramento da CI do Criciumaprev realizada pela Câmara de Vereadores. Na inicial, a Promotora Caroline Eller afirma ter identificado fortes indícios de atos de improbidade e, diante disso, pede o afastamento do prefeito e do presidente do Criciumaprev, Darci Antonio Filho, de seus respectivos cargos. Ela ressalta ainda que, na avaliação do MP, o parcelamento foi ilegal e representou prejuízo ao instituto. Agora a ação será avaliada pelo juiz, que pode acatar ou arquivar a denúncia.
Saneada
Conversei na última semana com o presidente da Cermoful, Ricardo Bitencourt, sobre a saúde financeira da cooperativa. Na avaliação do presidente, 2019 foi um ano acima da média. Além de melhorar e modernizar os serviços, a Cermoful ainda conseguiu reforçar o caráter social da entidade. O plano de vantagens criado e idealizado pela atual administração está garantindo benefícios importantes para mais de 3,5 mil famílias. Outro ponto que merece destaque segundo o presidente é a redução considerável do passivo. “Vamos encerrar o nosso mandato com a cooperativa saneada. Fruto do trabalho de toda a equipe que sabe a importância que a empresa tem para toda a cidade”.
Fila na Saúde
Dados divulgados pelo Observatório Social de Morro da Fumaça mostra que a cidade tem quase 4,3 mil pessoas aguardando na fila por um procedimento. Só para realizar ultrassom são 509 pessoas. Outras 2563 pessoas aguardam pela realização de consultas das mais variadas. Há ainda mais de 1500 aguardando por exames. Se levarmos em consideração que a cidade, segundo o IBGE, tem 17796 habitantes, esse número representa que 25% da população está na fila de espera aguardando atendimento. Um dado que preocupa. Afinal, se o médico indicou uma consulta com especialistas, se encaminhou para um exame, é porque precisa de dados para dar um diagnóstico. Em se tratando de saúde, a demora pode representar o agravamento do quadro. Claro que saúde é um setor que consome e demanda recurso, claro que o governo do Estado e o Federal contribuem muito pouco, mas cabe ao município encontrar uma alternativa para atender sua população.
Corrigindo
Diferente do que saiu na edição de ontem nesta coluna, a secretária de acompanhou o prefeito Murialdo em Brasília foi a secretária de Educação Gerusa Bolsoni e não a secretária de Saúde Jaqueline dos Santos.