Polícia civil desarticula organização criminosa e prende 16 suspeitos

127

Operação conjunta reuniu policiais dos municípios do Sul para prender pessoas envolvidas com tráfico

Uma operação conjunta da Polícia Civil que envolveu agentes das delegacias de Criciúma, Capivari de Baixo, Braço do Norte, Jaguaruna, Armazém, Gravatal, Tubarão, Laguna e Urussanga, e ainda policiais militares de Capivari de Baixo e Tubarão, com investigação de policiais civis de Ponta Porã (MS) e Marechal Cândido Rondon (PR) e o Grupo Tático de Intervenção do Departamento de Administração Prisional (DEAP), agentes do Presídio Regional Masculino de Tubarão e Criciúma, além da Corregedoria-Geral do sistema prisional, desarticulou ontem uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, roubos, furtos e adulteração de sinais de identificação veicular.

Agindo em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, o bando atuava em ao menos quatro Estados. Na operação chamada de “Escambo”, foram presas 16 pessoas, sendo 12 em Santa Catarina, três no Paraná e uma no Mato Grosso do Sul. Das prisões, seis foram no sistema prisional em Tubarão e uma em unidade prisional de Ponta Porã (MS).

A investigação durou 11 meses. Neste período, foi apurado que a organização criminosa era liderada por dois suspeitos, um residente em Capivari de Baixo, Sul do Estado, e o outro em Ponta Porã (MS).

Além desses investigados, foi descoberta complexa estrutura criminosa formada por vários núcleos, que sustentavam as atividades do grupo criminoso. Foram apreendidos veículos com sinais de identificação adulterados destinados ao Mato Grosso do Sul, onde eram receptados em troca de drogas ilícitas e encaminhados a países fronteiriços ao Brasil.

Na manhã de ontem a operação foi deflagrada simultaneamente para o cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão e 18 de prisão preventiva.