Darolt pré-candidato

Indicado pelo PSD como pré-candidato ao Governo de Içara, o secretário de Agricultura Valdelir Darolt já trabalha para consolidar seu nome. Sabe que não será uma tarefa fácil. “Porque o PSD hoje tem nomes muito fortes. O partido vive um bom momento. Mas vamos trabalhar e ver através de pesquisas quem será o escolhido. Se der Anselmo Freitas ou Alex Michels, eu vou trabalhar para ajudar o partido e disputo novamente a Câmara. Tenho certeza que se meu nome aparecer bem eles também terão a mesma postura”, avaliou. Em entrevista ao Microfone Aberto da Massa FM, ele também fez questão de elogiar as ações do Governo Murialdo e Sandro e defendeu a continuidade da aliança. “Todo o trabalho tem sido com muita harmonia entre MDB e PSD, então não vejo motivos para que a coligação não seja mantida. Também é preciso reconhecer o momento positivo que a cidade está atravessando e isso é resultado deste governo. A atual administração tem um volume de obras e ações incontestável”. Apesar de entender que a coligação deve seguir, Darolt acredita que o PSD não irá abrir mão da cabeça de chapa. “Com respeito aos parceiros, mas o PSD dificilmente abrirá mão para ser vice”.

No MDB

Falando em pré-candidato, o vereador Toninho de Mello é outro que sonha em disputar a prefeitura no ano que vem. Garante que vem trabalhando o nome nos bastidores, mas assegura que será candidato no MDB. “Entendo que tenho a condição de apresentar meu nome pelo histórico que tenho de cinco mandatos. Claro que quem vai decidir é o partido. Mas eu faço questão de deixar claro que vou ser candidato no MDB. Não pretendo mudar de partido”, assegura.

Plano Diretor

Legislativo de Içara deve aprovar ainda este ano o projeto do Plano Diretor. A garantia é do vereador Toninho de Mello. Presidente da Comissão Especial, ele vem discutindo com os demais parlamentares item a item do projeto. “Estamos prestes a concluir essa etapa. Nossa meta é de agendar nos próximos dias a audiência pública que precisa ser realizada antes da votação e em seguida colocar o projeto na pauta para a votação”.

Já tem vereador

Anunciado na quarta-feira o Aliança pelo Brasil já sabe que terá um vereador em Criciúma. Ademir Honorato já havia deixado clara sua decisão de sair do MDB. Espera pela janela. Como a criação de um novo partido, em tese, livra o parlamentar da perda do mandato, ele já se manifestou. “Eu tenho muito respeito pelo MDB, que é o meu partido, mas o cenário nacional desgastou a política e alguns partidos. Então eu já havia manifestado meu desejo de sair. Como eu sempre tive uma admiração pelas posições do presidente Jair Bolsonaro, vou para esse novo partido. É o caminho”, afirma.

Mudando de partido

Eleito pelo PL, o vereador Félix Bertan pode mudar de sigla nos próximos meses. Ele estaria sendo incentivado pelo ex-prefeito de Siderópolis, Guinga Warmiling, de quem é cunhado, para assinar ficha no PSD. Não há nada oficial, apenas informações que circulam pelos bastidores, mas a tendência é forte. Félix também é cotado para ser o novo presidente do Poder Legislativo de Morro da Fumaça. Na sessão desta semana, aliás, foi responsável pela condução dos trabalhos na casa. Com bom relacionamento com todos os parlamentares, ele tem chance de ser unanimidade no processo. Raimundo Marques, cotado para ser o presidente no último ano, já teria dado sinais de que pode abrir mão da disputa.

Reforminha

O projeto da Carteira Verde Amarela, que incentiva a geração de emprego para os mais jovens, vem sendo encarado por especialistas em legislação trabalhista como mais uma minirreforma. Isso porque a Medida Provisória que instituiu o programa colocou em vigor regras que haviam sido deixadas de lado na Reforma Trabalhista e na MP da Liberdade Econômica. Entram nesta lista de novidades, por exemplo, o trabalho aos domingos para todas as categorias.

Documentário

Os 10 anos de atuação do Bispo Dom Jacinto na Região Carbonífera foram transformados em documentário. O trabalho foi desenvolvido pelo Jornalista Nei Manique e pode ser conferido no www.nei.jor.br.