Parceria modelo
Um projeto de Lei protocolado nesta segunda-feira na Câmara de Vereadores vai garantir que 50% de todo o IPTU arrecadado no município seja transferido todos os anos para a conta do Hospital São Donato. A proposta foi apresentada na manhã de ontem durante uma coletiva realizada no próprio hospital. Na prática, a lei regulamenta uma medida que já vinha sendo praticada pelo governo há pelo menos seis anos. “Esse repasse já é feito pelo município, mas agora vai virar lei. Seja quem for o prefeito, o dinheiro vai ser repassado. Isso vai garantir ao Hospital São Donato a segurança necessária para avançar, criar novos projetos e se consolidar cada vez mais como uma referência para a saúde pública da nossa região. Além disso, a própria comunidade, ao pagar o seu IPTU, já sabe que metade daquela valor vai para o Hospital”, argumenta o prefeito Murialdo Gastaldon.
Segurança
A decisão foi comemorada pelo diretor administrativo do São Donato. Segundo Júlio de Lucca, o município é responsável por pelo menos 30% de toda a arrecadação do hospital. “O Governo do Estado repassa 25 mil por mês, o município repassa 250 mil. Não fosse a parceria e essa sensibilidade social que o prefeito tem, o hospital não conseguiria manter o atendimento”.
Exemplo a seguir
Para o presidente da Associação Catarinense dos Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina, a iniciativa pode servir de modelo para outras cidades. “É algo inédito e isso pode servir sim de modelo. Tenho certeza que os moradores de Içara vão pagar o IPTU com satisfação em dobro”.
Ampliação
Durante a coletiva, a direção do São Donato também confirmou novos investimentos. Além da compra de um tomógrafo, o São Donato também trabalha para ampliar o número de leitos e de especialidades. “Vamos chegar a 101 leitos até o final deste ano e trabalhamos para ter duas especialidades de alta complexidade. Uma deve ser ortopedia e a outra provavelmente será cirurgia bariátrica”, adianta de Lucca.
Elogios ao presidente
Durante a coletiva, o diretor do Hospital São Donato fez questão de chamar a frente o presidente da Cooperaliança. Reginaldo de Jesus estava me meio aos convidados, quase na última fila. De Lucca fez questão de rasgar elogios ao presidente. “Porque ele merece, porque é parceiro do Hospital e para deixar claro que não há rusga alguma entre nós”. De fato, Júlio tem razão. Reginaldo merece elogios pelo trabalho que desenvolve frente a Cooperaliança. Ainda como diretor comandou um trabalho impecável para reduzir o valor da tarifa. Agora o presidente tem resgatado gradativamente a credibilidade da instituição, projetado investimentos e trabalhado para que a cooperativa possa se tornar competitiva, mesmo com as mudanças na legislação federal.
Nova Sede
Uma reunião marcada para esta quarta-feira vai encaminhar a discussão sobre a compra de uma nova sede do poder legislativo de Içara. “Vamos discutir este assunto com o governo e em conjunto trabalhar para garantir uma nova sede para a Câmara e assegurar economia para o município”, explica.
Organizando
PSD de Içara definiu sua nova executiva e também confirmou três nomes como pré-candidatos ao Governo de Içara no próximo ano. Além de Alex Michels e Anselmo Freitas, o secretário de Agricultura Valdelir Da Rolt também está no páreo. “O PSD é acima de tudo democrático, e gera oportunidades para quem quer fazer a política do bem, estamos construindo um partido cada vez mais forte para o pleito do ano que vem”, explica o presidente do partido, Zé Zanolli.
Temporada
Balneário Rincão já trabalha nos últimos ajustes da próxima temporada. Neste fim de semana de feriadão prolongado a expectativa já é de um grande número de veranistas. A aposta é de que a temporada 2020 deve bater todos os recursos de público e também de aprovação das atrações.