Corpo de Bombeiros anuncia cronograma para temporada

49

No Sul do Estado, 4º Batalhão de Criciúma será responsável pelo trabalho em 80 quilômetros de orla

O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Criciúma, major Henrique Piovezam da Silveira, anunciou na tarde de ontem o cronograma para os trabalhos na temporada de verão no Sul do Estado. O 4º Batalhão será responsável por guarnecer o litoral desde a Barra do Torneiro. No total, serão 80 quilômetros de orla, incluindo os cinco principais balneários: Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivotas e Passo de Torres. A temporada começa no dia 30 de novembro e termina uma semana após o carnaval, no começo de março de 2020.

A expectativa é de que o grupo seja composto por 260 homens, com 20 bombeiros militares, 140 guarda vidas recertificados e 100 guarda vidas vindos do curso de formação que está em andamento e termina no dia 30 de novembro.

“Os recertificados são guarda vidas que trabalharam na temporada anterior e passaram por um treinamento, e os ‘em formação’ são os novos que fizeram inscrição neste ano”, explica o comandante.

O major pontua que, dependendo do tempo, a guarnição poderá fazer um trabalho especial no feriado do Dia da República, com a colocação de um grupo nos pontos mais movimentados das praias. “Se estiver calor, também trabalharemos nos fins de semana de novembro”, destaca.

Além da orla marítima, o único local de água doce que terá um posto do Corpo de Bombeiro na temporada será na Lagoa dos Freitas, em Balneário Rincão, por ter o acesso aberto ao público.

O comandante pontua que nos últimos cinco anos não foram registrados nenhuma morte por afogamento nos locais guarnecidos pelos bombeiros. Segundo ele, na temporada passada, foram contabilizadas cinco mortes em locais que não havia guarda vidas, como nas lagoas e rios da região.

Segundo o major, o comando do Estado fez um estudo nos locais onde ocorreram as mortes e neles serão colocados avisos aos banhistas do perigo de banhar-se ali. “Nestes pontos elencamos algumas prioridades como a colocação de placas orientando sobre o perigo, boias, e até interdição dos locais mais perigosos”.

O major Henrique ressalta que em todos os municípios são realizadas parcerias com as prefeituras, com o Corpo de Bombeiro colocando a guarnição a disposição e as prefeituras entrando com as estruturas, com os postos em condições de trabalho. Segundo ele, os Bombeiros oferecem todo o equipamento necessário para os trabalhos e ainda contam com uma viatura com tração, uma motonáutica, um quadricículo e drone.

O comandante Henrique ressalta que projetos realizados em anos anteriores serão reeditados nesta temporada. O projeto Golfinho tem orientado as crianças sobre os perigos do mar e como se comportar durante a temporada. “O 4º Batalhão é o que forma mais crianças no projeto Golfinho no Estado”. Ele também informa que o projeto Praia Acessível, que possibilita pessoas com deficiências físicas e mentais tomarem banhos de mar. “O Praia Acessível foi criado em Balneário Rincão e hoje é realizado em todas as praias de Santa Catarina”.