Revisão do Eleitorado termina na próxima sexta em Balneário Rincão

60

Eleitor que não comparecer à revisão terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições municipais

Na próxima sexta-feira (8), termina o prazo para os eleitores de Balneário Rincão atualizarem seus dados e realizarem seu cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral catarinense. Até o momento, dos 11.757 cidadãos votantes do município, apenas 6.762 foram biometrizados, o que corresponde a 57,5% do eleitorado total.

O comparecimento na revisão do eleitorado é obrigatório, porém a média de atendimentos diários no município tem sido baixa, com aproximadamente 70 eleitores biometrizados por dia. Para atingir a meta de ao menos 6.500 eleitores cadastrados biometricamente, o Cartório Eleitoral ainda precisa cadastrar mais cerca de 2.300 pessoas até o fim da revisão.

Para os eleitores que ainda precisam realizar o cadastramento, nos dias 6, 7 e 8 de novembro serão realizados plantões no Posto de Atendimento ao Eleitor de Balneário Rincão, das 8h30 às 17h. O posto fica localizado na Avenida Leoberto Leal, s/n, no centro da cidade.

O eleitor que não comparecer à revisão do eleitorado está sujeito a diversas sanções, como o cancelamento do título de eleitor, a impossibilidade de votar nas eleições municipais de 2020, além da proibição de obter passaporte, renovação de matrícula em instituições públicas de ensino, inscrever-se em concurso público, entre outros.

Em Santa Catarina, ao todo, 74,6% do eleitorado já foi cadastrado biometricamente. Até o final do ano, 123 municípios passarão pelo processo de revisão do eleitorado. Além dos municípios com comparecimento obrigatório, todos os demais Cartórios Eleitorais do estado estão realizando o cadastramento biométrico ordinário, no qual o comparecimento do eleitor é espontâneo.

Para agendar entrevistas sobre o assunto, o contato pode ser feito diretamente com o Cartório da 79ª Zona Eleitoral de Içara, pelo telefone (48) 3432-3174.