Evento foi realizado em Orleans, no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
O Colegiado de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) lançou ontem à noite, no Museu ao Ar Livre em Orleans, o projeto “Quatro Estações – Turismo o Ano Todo”. O objetivo é integrar e regionalizar o turismo na região dos 12 município da Amrec.
Durante o evento foi lançado um documentário que apresenta as belezas naturais, culturais e atrativos gastronômicos e arquitetônicos da região. “O colegiado sentiu a necessidade de ter um material à altura da nossa região, para divulgar a cultura dos nossos 12 municípios. Então a gente foi em busca de uma parceria com a Assembleia Legislativa, onde conseguimos que a TV AL, produzisse esse material contemplando as potencialidades turísticas e culturais”, conta a presidente do Colegiado, Annye Bagio.
De Içara, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, a Minamel e o centro histórico foram mostrados no vídeo. “O fomento do turismo mostra o quanto somos grandes, não apenas pelas festividades, mas pelas raízes de cada cidade, a gastronomia, os dialetos e os costumes. Somos apenas gestores e queremos abrir novas portas. Quem vai fazer com que o projeto ganhe corpo são os empresários da região”, conta o coordenador de Cultura de Içara, Harlan de Favaro Mello.
Além do documentário foi feito um vídeo institucional para região carbonífera de aproximadamente 2min30, que servirá para “vender” a região nas feiras de turismo e eventos que possam atrair visitantes para a região, além ser exibido nos intervalos da TVAL.
“Não tínhamos nada para vender os atrativos dos municípios da região. A ideia é descentralizar e integrar os municípios. Se vendê-los de forma isolada, empobrece muito o potencial da região. Temos uma diversidade gigantesca de cultura, várias colonizações e várias vertentes de turismo”, afirma o vice-presidente do Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec, Geovane Westrup.
Para o diretor de turismo da Fundação Cultural de Criciúma e membro do colegiado, Ismail Ahmad Ismail, a ideia é regionalizar o turismo e tornar os atrativos mais conhecidos. “Queremos que os municípios se unam para que o turista possa ficar mais tempo nas cidades e região, e que tenha outras opções de lazer”, conta. “Além disso, como o nome sugere, temos 12 meses de visitação. Realmente existe uma variedade de atrativos para as quatro estações do ano”, declara.
Empresários do setor de turismo, gestores, guias turísticos e outros profissionais que trabalham na área compareceram ao evento de lançamento. Cada cidade teve estande para divulgar os pontos turísticos. Cerca de 300 pessoas estiveram no evento. “A intenção é incentivar o setor comercial, esse é o nosso novo desafio”. No futuro, novos eventos de organização e incentivo com empresários do setor de cada município devem ser promovidos.