Coluna PV Show – 11/10/2019

29

Chef PV Show ensina as diferenças sobre as duas áreas e dá dicas de cozinha

Todos me chamam de Chef PV Show, mas sabe como eu mais gosto de ser chamado? De cozinheiro. Os Chefs de Cozinha, são aqueles profissionais que organizam tudo referente à comida servida em um estabelecimento, seja ele um bar, um restaurante, um hotel, enfim. Esse profissional desenvolve receitas exclusivas, planeja cardápios, treina funcionários para cozinharem suas criações, cuida da apresentação, da manutenção da cozinha, enfim. O Chef é o profissional responsável por organizar toda a cozinha, desde a compra dos ingredientes, até a forma com que eles cheguem à mesa do cliente.

Podemos dizer que todo Chef é um cozinheiro, mas nem todo cozinheiro é um chef, pois nem toda pessoa que prepara um prato, sabe ensiná-lo a outros, sabe supervisionar os processos, planejar a rotina de um negócio. Apesar de existir o curso de gastronomia, quem se forma, vira gastrônomo.

O Chef planeja, o cozinheiro executa. Essa é a diferença básica.

COMO EU POSSO COZINHAR COMO UM CHEF

Compre livros: os livros estão no mercado para serem consumidos. Se você quer ampliar seus conhecimentos, comece com bons professores. Se gosta de massa, compre livro sobre a história das massas, as melhores receitas. E assim, leve em consideração todas as temáticas que deseja aprender.

Pesquise receitas: toda receita tem uma história e eu costumo dizer que essa história vai ser reescrita sempre. No entanto, por mais que você tem o “seu” jeito de fazer as coisas, pesquise sobre determinada receita era feita nos primórdios e você obterá bons resultados e conhecimento para inovar.

Conheça as técnicas: um mesmo alimento pode ser consumido de inúmeras formas. É preciso conhecer as técnicas pois elas permitem que você obtenha diferentes resultados de um mesmo item.

Reinvente os pratos:  como você já estuda os clássicos, vai saber aos poucos o que combina com o que. Então se permita fazer experimentos. É testando novas receitas que você vai descobrir a paixão pela cozinha.

Um bom cozinheiro é um bom degustador: existem pessoas que não comem muitos alimentos, mas são incapazes de experimentá-los em diferentes receitas, feitos de outras maneiras. Se a pessoa não sabe comer, não vai saber cozinhar, isso é fato. Então, se você não gosta disso ou daquilo, experimente as várias formas daquele alimento. Quanto mais experimentar, mais você vai perceber que não existe elemento ruim. Existe sim é elemento mal combinado.

Seja de brincadeira ou de verdade, você pode ser um Chef, mas cá entre nós comece sendo um cozinheiro(a). Você vai descobrir o quão incrível é esse mundo e ser um Chef ficará em segundo planto. Bom apetite a todos, seja para comer, como para cozinhar. Mãos à obra.