Confirmado, por enquanto

Julgamento do impeachment do governador Carlos Moisés esta confirmado para esta sexta-feira. Ministro Ricardo Lewandownski negou pedido feito pelo deputado Laércio Schuster para suspender a sessão de julgamento do impeachment de Carlos Moisés. O deputado do PSB alegava que o rito do impeachment não estava sendo cumprido. O Ministro do STF teve o mesmo entendimento do Presidente do Tribunal de Justiça. Com isso o julgamento está confirmado para esta sexta-feira a partir das 9 horas. Havia uma tentativa dos apoiadores de Daniela Reinehr de tentar atrasar o processo. Avaliação é de que a vice ainda não tem os votos necessários para garantir o afastamento de Moisés e se manter no cargo até o final do mandato. A tentativa de atrasar o andamento evidencia a disputa entre governador e vice e deixa claro que após o julgamento, independente do resultado, o governo vai passar por novas mudanças.

Voltou a andar

Depois de um longo e tenebroso inverno, o Plano Diretor de Içara voltou a caminhar. Projeto está há praticamente quatro anos parado no legislativo e a retomada da discussão é vista de maneira positiva. Não tem um cronograma muito claro ainda, mas o presidente da Comissão, vereador Laudo Calegari, acredita que será possível levar a plenário ainda este ano.

Bela iniciativa

A Satc lançou neste mês a campanha “Doe oportunidades, doe livros”. A iniciativa visa arrecadar livros de alunos e colaboradores para que sejam doados à comunidade. Ao final da ação social, a instituição distribuirá geladeiras com os exemplares arrecadados em pontos estratégicos de Criciúma. Iniciativa importante para compartilhar cultura em toda a cidade.

Estado de greve

Servidores Públicos de Criciúma decidiram, em assembleia realizada na quarta-feira, entrar em estado de greve. A categoria vai esperar agora até a próxima quarta-feira por uma proposta da administração municipal. Os trabalhadores querem uma sinalização de reajuste salarial. Segundo a presidente do Sindicato, Jucélia Vargas, se a proposta vier, ela será discutida na assembleia do dia 12. Caso contrário, a assembleia servirá para confirmar o dia em que a categoria vai paralisar as atividades. Os servidores reclamam que este é o segundo ano sem perspectiva de reajuste e que isso está revoltando a categoria.

Cadastro

Município de Morro da Fumaça segue fazendo o cadastramento de pessoas com comorbidades e necessidades especiais para receberem as doses contra a Covid-19 nesta nova etapa da vacinação. O cadastro deve ser feito em link que está no site do município. É importante que a população participe porque facilita a logística e a organização que precisa ser desenvolvida pelas equipes de saúde do município. 

CPI

Ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich foram os primeiros a serem ouvidos pela CPI do Senado que apura possíveis falhas do Governo Federal no enfrentamento da pandemia.  Os dois falaram das tentativas do presidente Bolsonaro em insistir na cloroquina e de outras bobagens ditas a respeito do coronavírus. Até agora, portanto, nenhuma novidade.

Taxa Selic

Copom elevou para 3,5% a taxa básica de juros da economia brasileira. A medida já era esperada e o comitê já avisou que na próxima reunião deve elevar a taxa em mais 0,75 ponto percentual. A elevação, em tese, ajuda a conter a inflação porque eleva o custo do crédito e desestimula o consumo e a produção. O problema é que também tem efeito colateral. A taxa mais alta acaba atrasando a retomada da economia.

Sem prorrogação

Presidente Bolsonaro vetou a lei aprovada pelo Congresso e que ampliava para o fim de julho o prazo para a declaração do Imposto de Renda. Com isso, segue valendo o dia 31 de maio como data limite para acertar as contas com o Leão. O Congresso, no entanto, ainda podem derrubar o veto.

Novos contratos

Prefeitura de Morro da Fumaça fez novo processo licitatório para execução de um campo de futebol suíço em Estação Cocal e um centro de triagem para resíduos sólidos. Nos dois casos a empresa responsável acabou abandonando a obra.

Vai reforçar

Equipes da Cermoful devem iniciar na próxima semana campanha para reforçar a participação de associados de Criciúma e Içara no programa do Cartão de Benefícios da Cooperativa. Além disso a cooperativa também pretende ampliar a oferta de serviços que asseguram desconto com a apresentação do Cartão. Quem já usou é só elogios ao projeto.

Agronegócio

O painel “Desafios do Agronegócio” pautará um importante encontro para o Sul e Extremo Sul de Santa Catarina. O evento, proposto pela Unesc Araranguá, convida especialistas e lideranças das regiões para dialogar e debater sobre todas as faces da área, abordando protagonismo, gestão, empreendedorismo e inovação. Online, o encontro ocorre no dia 12 de maio, das 15 às 22 horas, com transmissão ao vivo no canal da Unesc no You Tube: YouTube.com/UnescTV.