Paróquias da Diocese de Criciúma receberam réplicas da Cruz Missionária

Na noite de domingo, 29 de setembro, representantes das 36 paróquias e santuários da Diocese de Criciúma estiveram reunidos, na Catedral São José, para participar da missa com o envio das réplicas da Cruz Missionária, símbolo do Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco para outubro de 2019.

A celebração eucarística, que reuniu padres, religiosas e leigos de diversas comunidades, abre o tempo de reflexão e peregrinação da cruz, que deverá ocorrer durante o mês em que a Igreja, tradicionalmente, reza pelas missões e por todos os missionários.

A missa teve início às 19 horas e foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. Com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, o Mês Missionário Extraordinário tem por objetivo “despertar, em medida maior, a consciência da missão e retomar, com novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral”.

Pedido do Papa

Pede o Papa Francisco: “Que o Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar, de modo particular, a oração – alma de toda a missão -, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário”.

Seminário de Caravagio promoveu mais um estágio vocacional

Foi neste fim de semana, nos dias 28 e 29, que jovens que já concluíram ou estão em fase de conclusão do Ensino Médio, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida sacerdotal e seminarística. Das 8 horas da manhã de sábado até às 14 horas de domingo, o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, localizado no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, realizou o II Encontro de Discernimento Vocacional do ano.

O primeiro encontro foi realizado em 15 e 16 de junho e o último acontecerá de 14 a 17 de novembro. Conforme o Reitor do Seminário, e também assessor eclesiástico da Pastoral Vocacional na Diocese de Criciúma, padre Gilson Pereira, jovens que não participaram do primeiro encontro podem participar desta edição. “Temos em torno de 24 jovens que já confirmaram presença e irão participar”, destaca o presbítero.

Tendo como percurso para reflexão o “Caminho Vocacional”, os participantes do encontro contarão com a colaboração de diversas pessoas para iluminar o tema. “Tivemos a presença de alguns agentes da Pastoral Vocacional e amigos do Seminário, que ajudaram nas refeições. Contamos com a presença das irmãs do Instituto Servas Adoradoras da Misericórdia, dos padres Jadilson Tasca, Giovane Souza, da psicóloga Jaqueline Taufemback e do seminarista Mateus Réus. No domingo, a missa foi presidida por nosso Bispo, Dom Jacinto Flach”, ressalta padre Gilson.