Coluna José Adílio – 24/09/2019

42

Desenvolvimento econômico

Balneário Rincão começa a atrair novas empresas que queiram se instalar no município. O Conselho de Desenvolvimento Econômico anunciou a vinda de pelo menos 17 novas empresas. Na última sessão da Câmara de Vereadores foi aprovado o Projeto de Lei que autoriza a vinda dos novos empreendimentos. Os vereadores não mediram esforços para a aprovação e realizaram duas sessões na mesma semana para aprovação em duas votações. A expectativa é de geração de 200 novos postos de trabalho. As empresas devem se instalar na área do Distrito Industrial do Bairro Pedreira. Para facilitar a vinda das empresas, os vereadores chegaram a sugerir, caso seja necessário, alterações na Legislação Tributária para aumentar os incentivos fiscais. O Poder Público de Balneário Rincão, além de lutar para melhorar o município com atrações turísticas, também trabalha para que a população fixa do município tenha oportunidade de trabalho.

Saúde em pauta

Nas últimas sessões, os vereadores receberam muitas reclamações da comunidade do mau atendimento da saúde no município. Para esclarecer as dúvidas, os parlamentares solicitaram a ida do secretário de Saúde Jean Willian do Nascimento. Na última sessão, o secretário atendeu à solicitação e ocupou o espaço político para passar as explicações sobre o trabalho que vem sendo realizado.

 

Prevenção ao suicídio

Balneário Rincão tem realizado programação voltada à prevenção ao suicídio. Em todas as unidades de saúde, os usuários recebem orientações sobre os procedimentos a serem tomados quando perceberem comportamentos anormais das pessoas próximas, principalmente isolamento e tristeza por longo período. Nesta sexta-feira, dia 27, dentro da programação do Setembro Amarelo, será realizada palestra com o psiquiatra Gustavo Feier com o tema Suicídio e Depressão: precisamos falar sobre isso.

Doação de brinquedos

Programa Amor e Fé da Radio Web Nova Cidade de Balneário Rincão, apresentado pela comunicadora Márcia Oliveira, realiza campanha para doação de brinquedos no Dia das Crianças. Para quem quiser colaborar, os brinquedos podem ser entregues na sede da rádio próximo ao Supermercado Lino, em Balneário Rincão. Os brinquedos serão entregues às famílias dos bairros Mirassol e Chico do Poço. Campanha tem ganhado adesão de grandes empresas e até do poder público. O diretor da rádio, Antônio dos Santos, tem buscado novas atrações na grade de programação e a partir da próxima semana, a emissora estreia programa jornalístico com informações do município e de toda a região. A rádio começa a ganhar espaço no cotidiano dos rinconenses.

Visita

Deputado federal Ricardo Guidi tem estado com frequência em Balneário Rincão. Na sexta-feira, o deputado esteve no gabinete do prefeito Jairo Custódio se colocando à disposição para lutar por mais recursos para o município. Em sete meses de mandato, Ricardo Guidi já disponibilizou cerca de R$ 1,5 milhão. O deputado também tem acompanhado a movimentação política do PSD no Rincão, que tem mostrado crescimento. O partido programa para o começo de outubro novo ato de filiação com a vinda de novas lideranças em condições de disputar uma vaga na Câmara. PSD rinconense já definiu que irá reeditar a coligação com o MDB, com a dobradinha Jairo Custódio de prefeito e Luiz Laurindo como vice.

Festa da Primavera

Voluntários para o Desenvolvimento de Balneário Rincão programam para sábado, dia 28, a Festa Primavera: o Balneário Rincão te Espera, para mostrar a todos os moradores e visitantes os trabalhos realizados pela equipe composta por quase 200 voluntários, que plantaram árvores ornamentais em toda a Avenida Leoberto Leal e pontos públicos para deixar o município mais florido. Programação começa às 14h30min, com apresentação do Coral, Escola Arroio, Grupo de Escoteiros Mar Acácia e Banda da Escola Melchíades Bonifácio Espíndola. Apresentações seguem até 17 horas com os projetos sociais do Ballet, karatê e danças típicas açorianas. Festa vai coroar o trabalho realizado pelos voluntários que colocaram a mão na terra para deixar Balneário Rincão mais acolhedor.

Calçadão da beira-mar

Obras do calçadão da beira-mar seguem dentro do cronograma. Empresa Setep tem trabalhado até nos fins de semana para entregar a obra até a primeira quinzena de dezembro. Obra já ganhou pavimentação asfáltica e começa a colocação das lajotas. Obras especiais como as novas praças de lazer devem fazer parte da última etapa do cronograma de ação.

MDB faz roteiro

O MDB de Balneário Rincão está percorrendo os bairros formando os subdiretórios. Já passaram por Barra Velha, Lagoa dos Freitas e Centro, filiando mais de 170 pessoas. Nesta quarta-feira será no bairro Pedreiras. O partido também está se preparando para a convenção que escolherá o novo presidente. O vereador Mauri Viana, que preside a sigla, avalia que um novo nome deva ser escolhido. Emedebistas ainda não divulgaram quem poderá presidir o partido a partir de outubro.