Política perde um democrata

A política catarinense perdeu ontem um grande democrata. Walmor de Luca sempre deu voz e vez ao contraditório, nunca teve medo, muito menos desrespeito por aquele que pensava diferente. Talvez tenha sido essa sua principal virtude. Era um homem que tinha o olhar voltado para as causas sociais, para quem tinha menos espaço, para quem não tinha voz. Mesmo afastado da vida pública, continuava assim e fazia questão de externar suas posições e por vezes seu descontentamento com o atual governo de Jair Bolsonaro. Por conta disso, era seguido por muitos, admirado por um bocado e odiado por outros. Alguns, sem concordar com suas ideias chegaram a bloqueá-lo. Ele dava de ombros, seguia com seu posicionamento e confiante que o Brasil tinha jeito. Era uma grande figura, um bom papo, uma homem de boas ideias. Tinha grandes histórias, conhecia como pouco a história das últimas décadas da nossa política.

Farmacêutico que virou deputado

Walmor de Luca deixou Içara para ir a Curitiba, onde cursou Farmácia. Anos depois voltou para casa para dar início a sua verdadeira vocação. Aqui foi vereador e da Câmara partiu para quatro mandatos em Brasília. Foi presidente da Telesc, assessor do Ministério da Saúde e presidente da Casan. Nos tempos de deputado se notabilizou por discursos bem elaborados. Para isso tinha uma técnica. Gravava cada passagem sua pelo palanque. Se ouvia logo em seguida e anotava onde precisava melhorar.

Homenagens

Tão logo sua morte foi confirmada, a Assembleia parou em sua homenagem. Içara e o Estado de Santa Catarina decretaram luto oficial por três dias e amigos e até adversários enalteceram seu legado. Será velado hoje na Câmara de Içara e cremado no final do dia também na cidade.

São Donato

A UTI do São Donato tem data e hora para iniciar os atendimentos. Conforme antecipado na última sexta-feira, todas as etapas burocráticas estão superadas. “Na próxima segunda-feira, às 7 horas, vamos iniciar os atendimentos recebendo pacientes da região e de todo o Estado. Neste primeiro momento, o Estado vai custear parte dos gastos e em 10 meses devemos ter o credenciamento pelo Ministério da Saúde”, explica Júlio de Lucca, diretor administrativo do São Donato.

Segundo passo

Segundo ele, o próximo passo agora é diversificar o atendimento e os procedimentos da instituição. “Nosso próximo desafio é o internato dos acadêmicos da Unesc. Vamos também em busca de uma alta complexidade, provavelmente na ortopedia e também vamos em busca de uma residência médica, que vai nos tornar um hospital escola”, aposta.

Estiagem

Produtores de arroz da região estão em alerta com a falta de chuva. Com a estiagem que atinge a região, muitas propriedades estão adiando o início do plantio. “Porque não há como irrigar as canchas. Só não estamos tendo problemas na região onde somos atendidos pela água do Rio São Bento e também na barragem do Tenente em Jacinto Machado. No restante das propriedades falta água”, explica Sergio Marini, presidente da Associação Catarinense de Irrigação.

Voltou

Depois de 13 meses, Moacir Dajori teve ontem sua primeira sessão na Câmara de Criciúma. Durante este período em que esteve fora da cena política ele chegou a evitar passar em frente à sede do legislativo de Criciúma. “Me fazia mal, não pelos vereadores, não pelo legislativo, mas pela forma injusta como fui retirado do processo. Agora eu volto, volto de cabeça erguida e faço questão de dizer que não guardo mágoas”, destaca. Logo na primeira sessão vai levar cobranças na área da saúde e na pavimentação. “O prefeito Clésio Salvaro tem feito muito, mas a cidade ainda tem muitas demandas e vamos trabalhar para colaborar e acelerar a solução destes problemas”.

Sem Sessão

Em função da morte do ex-deputado Walmor de Lucca, a Câmara de Içara adiou a sessão solene que estava programada para hoje e que iria homenagear a CDL de Içara por seus 40 anos. Uma nova data será agendada e repassada à comunidade.

No campo

Pelo menos 20 produtores rurais de Içara estão preocupados com um surto de virose nas lavouras de fumo. Segundo Beatriz Bez Birollo, o caso ainda está em análise. “Mas em princípio é um vírus da batata que afeta a produção do fumo, prejudica o desenvolvimento das plantas e afeta a qualidade das folhas que vai ser mandada para a indústria”.

Empolgada

Presidente da CDL de Criciúma, Andrea Salvalaggio detalhou na manhã de ontem, durante entrevista à Difusora, a campanha de Natal da CDL. Segundo ela, 25 consumidores vão dividir mais de 30 mil reais em vale compras. “São prêmios que variam de 500 a 5 mil reais. O objetivo é ajudar a movimentar o comércio nos meses de novembro e dezembro e alavancar as vendas. Essa campanha também é uma sinalização de otimismo que a CDL está dando aos nossos associados”.