O dia 26 de janeiro será decisivo para o futuro da Cooperativa Aliança – Cooperaliança, quando serão realizadas as eleições para o Conselho de Administração, Conselho Fiscal e delegados da Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc). A data foi divulgada oficialmente no início do mês, por meio de edital.

Conforme o estatuto, o pleito precisa ocorrer no primeiro trimestre do ano e a expectativa era de que acontecesse apenas em março. Com a antecipação, os interessados em concorrer aos cargos eletivos deverão compor chapas e inscrevê-las junto à secretaria geral da Cooperaliança até às 18 horas desta terça-feira.

A eleição da nova administração, atualmente presidida Jorge Rodrigues, é feita no segundo dia de Assembleia Geral Ordinária (AGO), que abrirá os trabalhos em 25 de janeiro, para debater diversos assuntos que dizem respeito à instituição.

O evento será, como nos demais anos, nas dependências da escola Professora Salete Scotti dos Santos, por não haver acomodações na sede administrativa da empresa. Estão restritos à participação apenas os associados da Cooperaliança.

“Eles são os protagonistas desse momento, onde terão a oportunidade de eleger aqueles que estarão à frente das atividades por meio do Conselho de Administração, Fiscal e delegados”, enfatizou Rodrigues.

Ainda segundo ele, a AGO serve para que cada um esteja por dentro do que foi feito e também do que deve ser realizado ao longo dos próximos anos. O presidente coloca da mesma forma a gratidão em poder realizar a última assembleia após a gestão.

“Foram seis anos de serviço e dedicação pela cooperativa, que hoje é uma das referências na região, estado e país. Acredito que desempenhamos um bom papel na execução das atividades. A partir da data deixarei o cargo com a sensação de dever cumprido ”, enaltece.

A apuração dos votos ocorre logo após o encerramento da votação. Assim que confirmado o resultado, os novos gestores serão empossados.

Assembleia é dividida em dois momentos

Conforme previsto em estatuto, a assembleia é o órgão supremo da Cooperaliança, que dentro da lei tem direito de tomar toda e qualquer decisão de interesse social por meio dos associados. Para isso, o evento é dividido em dois momentos.

No primeiro dia, a assembleia terá a primeira convocação às 17 horas, com a presença de dois terços de seus associados, às 18 horas em segunda convocação, com a presença de metade mais um, ou às 19 horas em terceira e última convocação, com a presença de no mínimo dez associados.

Entre os assuntos tratados estará a prestação de contas do Conselho de Administração, acompanhado de parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2018, deliberação sobre a destinação das sobras apuradas no exercício.

“É nessa data que os associados podem ficar por dentro de assuntos de extrema importância para o bom andamento dos trabalhos”, ressalta o gerente contábil Daniel Zanolli Vieira.

Estarão em pauta, ainda, a fixação de pró-labore e cédula de presença, plano de investimentos para o exercício de 2019, plano de aplicação dos recursos do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates) e autorização para alienação de bens móveis.

No segundo dia, ocorre então a eleição dos novos conselhos e delegados, das 8 às 17 horas, seguida da posse dos eleitos. O Conselho de Administração e os delegados junto à Fecoerusc terão mandato no período 2019/2022, enquanto o Conselho Fiscal atuará em 2019.

Para exercer seu direito de voto, o associado deverá se apresentar munido de documento com foto que o identifique e estar rigorosamente em dia com as obrigações junto à cooperativa.