Vítimas recebem ligações e mensagens em redes sociais com condições atrativas e sem burocracia, mas acabam caindo nas mãos de golpistas
O Procon Içara recebe diariamente reclamações que tratam de falsos empréstimos, sobretudo em relação a consumidores vulneráveis. As vítimas recebem ligações e mensagens em redes sociais com condições atrativas e sem burocracia e assim acabam caindo nas mãos de golpistas.
A conduta do pagamento antecipado ao empréstimo, proibida pelo Banco Central, é uma pista para o golpe. O consumidor deve ficar atento para não depositar dinheiro algum para taxas antes de receber o crédito. Se depositar, acaba arcando com prejuízos e precisa registar Boletim de Ocorrência quando perceber que foi lesado.
“As instituições financeiras informam que não realizam operações com valores adiantados. Além disso, independente da condição social e escolaridade, o golpe atinge principalmente aquelas pessoas com dificuldades financeiras e urgência em resolver problemas”, explica a diretora do Procon Içara, Karoline Calegari.
Em redes sociais, por exemplo, muitos golpistas utilizam nome, CNPJ e identidade visual de empresas para atrair as vítimas com mais facilidade. Para não cair no golpe, a diretora do Procon Içara orienta que o consumidor deve sempre duvidar daquelas opções de créditos rápidos e pagamentos de taxas em contas de pessoas físicas. “Também é necessário uma pesquisa sobre a reputação de mercado da empresa e nunca fornecer a desconhecidos os dados pessoais”, completou.
Nos casos em que o golpe foi aplicado, o consumidor deve procurar a delegacia, portando documentos, número de conta bancária além de todas as informações possíveis acerca do falso empréstimo.
A orientação do Procon Içara é que, em caso de dúvidas, informações e denúncias, o consumidor deve procurar a instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13hrs às 17hrs, com sede na rua Altamiro Guimarães, 356, centro, ou pelo telefone (48) 3432-5299.