Casa do Empreendedor traz números positivos na geração de empregos

47

Inaugurado em novembro de 2018, órgão apresenta crescimento de 29,92% na emissão de alvarás

Localizada entre as capitais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Criciúma é um novo sinônimo de crescimento. O município possui mais de 12,5 mil empresas, e destas, a Casa do Empreendedor, da administração municipal, já contribuiu para a abertura de aproximadamente 2 mil novos estabelecimentos. Somente de janeiro a julho de 2019, o setor emitiu mais de 1,4 mil alvarás, resultando em um crescimento de 29,92% em relação ao mesmo período no ano anterior.

“Esse é o resultado do trabalho que a gente vem fazendo em buscar novas empresas, através de incentivos fiscais e da reforma trabalhista. Isso tudo gera um crescimento automático, não só para as empresas, mas também na diminuição das empresas baixadas”, enfatiza o coordenador da Casa do Empreendedor, Agenor Brunel.

A Casa do Empreendedor foi inaugurada em novembro de 2018 e fica localizada no Paço Municipal Marcos Rovaris e presta assessoria para as empresas, desde a abertura até o funcionamento. O local possui todos os setores necessários para abrir um negócio: Corpo de Bombeiros, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas e a liberação do Alvará de Funcionamento.

“Estamos à disposição de todas as empresas, não só aquelas que são daqui, mas também daquelas que desejam se instalar no município. A gente busca assessorar sempre no que é possível, visando a melhor qualidade de vida e a geração de emprego e renda”, comenta Brunel.

Com mais empresas, mais empregos

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de julho, Criciúma efetuou 3.061 admissões de trabalhadores e 2.702 desligamentos. Com um dos melhores desempenhos de 2019, isso gerou um saldo de 359 novos postos de trabalho no município.