Cardeal Dom Odilo Scherer conduzirá Retiro do Clero de Criciúma

De 26 a 30 de agosto, mais de 60 padres diocesanos e religiosos da Diocese de Criciúma estarão reunidos na sede da Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, Criciúma para o anual Retiro Diocesano do Clero.

“Na próxima segunda-feira, iniciaremos uma aventura interior de recolhimento, de confronto consigo mesmo, de interiorização, de questionamentos e de intimidade com o Senhor. Nosso retiro espiritual será uma grande bênção, se soubermos dar o devido valor que ele merece. O retiro não é o pregador que o faz acontecer, mas eu, com minha disponibilidade de querer estar na presença de Deus”, enfatiza o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Antônio Vander da Silva, na mensagem destinada aos presbíteros em sua carta convite.

O pregador do retiro será o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo (SP), Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Entre suas diversas atividades como epíscopo e cardeal, Dom Odilo também é Vice-Presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), onde representa a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Cardeal já esteve na Diocese de Criciúma, por ocasião da bênção e inauguração do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, em 23 de abril de 2017.
A semana de espiritualidade inicia na noite de segunda-feira e se estende até o meio dia de sexta. Todos os dias iniciarão com a Oração das Laudes e serão marcados por três momentos de reflexão. O retiro ainda contará com celebração diária da missa, noite mariana, noite penitencial e adoração.

Nova Área Pastoral será criada em Urussanga

Na noite desta quarta-feira, 21 de agosto, durante reunião ordinária do Conselho de Pastoral Paroquial, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga, padre Daniel Pagani, anunciou a futura criação de uma nova paróquia no município.

O sacerdote deu a notícia, com o aval do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e do Conselho Diocesano de Presbíteros, aos mais de cem representantes de comunidades, pastorais e movimentos membros do CPP presentes na reunião. Atualmente, a Paróquia de Urussanga conta com 45 comunidades eclesiais, sendo a maior da Diocese de Criciúma. Com o desmembramento, o número reduzirá para 30, enquanto a nova área pastoral congregará 15 comunidades.

No mês de setembro, uma reunião será realizada entre o Bispo e o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Antônio da Silva Miguel Júnior, com presença do pároco e dos vigários paroquiais, com as 15 comunidades que, a princípio, formarão a nova área pastoral e, posteriormente, a nova paróquia. A matriz da nova paróquia será a comunidade do bairro Estação. Um padre será nomeado para conduzir a área e residirá na Casa Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que também cederá um veículo para a atividade pastoral do sacerdote.

Padre Daniel e os vigários, padre Valdemir De Bona (Miro) e padre Vânio Margutti apresentaram as motivações e necessidades para a criação da nova paróquia, com o objetivo principal de bem atender o povo de Deus e fazer-se mais próximo dele, por meio da diminuição no número de comunidades.

Caminhada Vocacional Diocesana marca o domingo

O mês de agosto é celebrado pela Igreja Católica como o mês de oração pelas vocações. Seguindo uma tradição de mais de trinta anos, a Diocese de Criciúma, no quarto e último domingo do mês, 25, dedicado à oração pelas vocações leigas e dia do catequista, celebrou a sua Caminhada Vocacional Diocesana.

Mais de mil pessoas de todas as paróquias da Diocese participaram da manifestação religiosa, que iniciou às 8 horas, com a acolhida, próximo a rótula de acesso ao Rio Maina, em Criciúma, e culminou com a missa no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.

“O objetivo desta caminhada é levar a conscientização vocacional e uma cultura vocacional diocesana. Em comunhão com a Igreja no Brasil, estamos celebrando o mês vocacional que nos prepara para o IV Congresso Vocacional do Brasil, que tem como tema ‘Vocação e Discernimento’. A motivação bíblica está no Salmo 25,4, que diz: ‘Mostra-me, Senhor os teus caminhos’. Durante a caminhada, teremos algumas reflexões que contemplam todas as vocações celebradas neste mês de agosto: a vocação sacerdotal, consagrada, familiar e laical”, ressalta o assessor eclesiástico da Pastoral Vocacional da Diocese de Criciúma, padre Gilson Pereira.

Após a missa, que foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, foi servido o almoço no Salão Benfeitores de Caravaggio.