Muito a comemorar

A prefeita de Içara Dalvania Cardoso esteve na quinta-feira (22) no estúdio da Massa FM. Foi para a tradicional entrevista de avaliação do ano. Durante a conversa, Dalvania fez questão de enfatizar que o ano termina com muitos motivos para a cidade celebrar. “Entendo que avançamos bastante. Na infraestrutura terminamos 2022 com a assinatura da ordem de serviço para a execução das obras de duplicação na primeira etapa na SC-445, ativamos a nossa Usina de Asfalto, estamos vendo avançar muitas pavimentações, recuperação de ruas. Claro que poderia até ter sido melhor, mas tivemos muita chuva e também foi preciso dar atenção para a recuperação”.

Saúde. “O projeto Saúde na Hora está facilitando a vida de quem precisa de atendimento na região do Presidente Vargas. Deu tão certo que vamos levar para a Vila Nova até março. Estamos levando médico em casa para atender os acamados e dar qualidade de vida para estas pessoas. Prova disso é que a nota de avaliação da Saúde, que não é dada por nós avançou muito. Também evoluímos no Zera Fila, nos atendimentos básicos e em tantas outras ações”.

Educação. Tivemos um grande resultado no Ideb e premiamos com um piso cada servidor da área. Material didático de ponta, qualificação permanente de professores, material de informática, melhoria na infraestrutura e o Içara Ensina Mais está ajudando a recuperar o déficit dos nossos alunos. A Educação foi talvez a pasta que mais evoluiu e que mais resultados positivos trouxe”.

Social. “São muitas ações que foram desenvolvidas, mas sobretudo há um olhar também para permitir que ali na frente estas pessoas possam caminhar com as próprias pernas e nesse sentido, em dois anos, já conseguimos formar mão de obra qualificada de 500 pessoas. Isso é muito gratificante e vamos seguir avançando”.

Outros. “Mas também conseguimos avançar muito na agricultura aumentando o suporte aos produtores, avançamos no Meio Ambiente com várias ações como o Buscão, por exemplo. No esporte tiramos o caratê do semáforo e estamos fazendo eventos em várias outras modalidades, avançamos na cultura, nas parcerias. Acredito que tivemos um grande ano”.

Secretariado

Durante a entrevista, Dalvania também falou de política. Reconheceu que tem um governo técnico e que na segunda metade de mandato pode ampliar a participação política em sua gestão. Ela não descarta mexer em algumas pastas mas pretende avaliar isso durante seu período de férias.

Aniversário

Criciúma celebra no próximo dia 6 143 anos de história. Seguindo a tradição, Clésio Salvaro vai inaugurar obras, trazer o governador e movimentar a cidade. Prefeito também tem comemorado um ano de saldo positivo em sua gestão e projeta um crescimento ainda maior para o ano que vem.

Grande evento

A Corrida do Cooperativismo já é tradição no Balneário Esplanada em Jaguaruna e está repaginada para o ano de 2023. O evento, que será realizado no dia 22 de janeiro, está com inscrições abertas e faz parte do projeto Cooperverão, que chega como novidade para os veranistas do balneário que na sua grande maioria são associados e consumidores das três cooperativas que integram a ação. O Cooperverão tem como foco o cooperativismo com objetivo de integrar os associados da Cermoful Energia, Coopercocal e Cooperaliança juntas somam forças para realizar este evento que acontece de 20 a 22 de janeiro de 2023, na orla do Balneário Esplanada. “Essa ação visa integrar as cooperativas por meio do esporte e saúde, beneficiando assim os associados aproveitam o verão e férias para descansar naquela praia, além de incentivar cada vez mais os princípios do cooperativismo”, disse o presidente Rudy Recco.

Volto em fevereiro

O Gazeta entra em recesso pelas próximas duas semanas e eu entro em férias no dia 2 de janeiro. Retorno aos Microfones da Massa FM e as páginas do Gazeta em fevereiro.  Feliz Natal e bom 2023 para todos!