Mais cara 

Enquanto a Celesc anuncia uma redução no valor da tarifa de energia elétrica, as cooperativas se preparam para uma realidade bem diferente. A Agencia Nacional de Energia Elétrica deve começar a aplicar, a partir deste ano, o corte gradativo no subsídio. Trocando por miúdos, o governo vai retirar o desconto, as cooperativas vão comprar energia mais cara e essa diferença vai direto para o bolso do consumidor. É o caso da Cooperaliança, de Içara. O presidente Reginaldo de Jesus lembra que a empresa trabalhava com uma previsão de reajuste de, no máximo, 10%. “Mas apesar de todos os esforços recebemos a negativa por parte da Anatel. Agora vamos tentar mais uma vez. Temos mais uma semana, mas a Agência é quem irá determinar o valor do reajuste”, ressalta.

Alternativas

Reginaldo lembra que a queda dos subsídios já era algo previsto pela cooperativa. Diante do cenário, a Cooperaliança já trabalha para comprar energia do mercado livre. “Vamos lançar um edital, comprar energia mais barata para manter a competitividade da cooperativa”.

Com Bolsonaro

Pela primeira vez um presidente da República recebe, em evento exclusivo, representantes da Mídia Regional de Santa Catarina e do Sul do país, composta por jornais, emissoras de rádio e televisão, além de suas plataformas digitais. Encontro hoje terá a jornalista Carol Guidi, diretora da Difusora, como única representante da região Sul.

Jessé na Berlinda

O deputado Jesse Lopes pode acabar expulso do PSL por infidelidade partidária. O pedido entraria na pauta em reunião de ontem, mas até o fechamento da coluna, a decisão não havia sido informada. O pedido para enquadrar Lopes teria partido do próprio governador Carlos Moisés. Os motivos seriam os recentes posicionamentos do parlamentar. Lopes criticou o fim dos subsídios aos agrotóxicos e iniciou campanha defendendo a implosão da Ponte Hercílio Luz.  “Por isso eu prefiro não me posicionar no momento”, adiantou. Lopes garantiu, no entanto, que não irá mudar nenhum de seus posicionamentos. “Eu não vou recuar. Se for para ser expulso por me manter afinado com os pensamentos do Bolsonaro, tudo bem. Sinto apenas pelo PSL de Santa Catarina”.

Prefeito 

Miri Dagostin vai assumir a prefeitura de Criciúma na manhã desta sexta-feira. Gesto de gentileza do prefeito Clésio Salvaro e do vice Ricardo Fabris que já foi repetido também com o ex-presidente Júlio Colombo.

Transparência

Prefeitura de Criciúma apresenta hoje mais um canal para dar transparência as ações do Governo. O portal prioriza a disponibilização de informações das principais categorias pertinentes ao poder público, que são exigidas pela lei de Acesso à Informação: receitas, despesas, patrimônio, demonstrativos, licitações, compras, contratos, pessoal, obras, contas públicas, institucional, saúde, documentos oficiais, convênios, legislativo e carta de serviços.

Saúde

Unesc realiza nos dias 12 e 13 de setembro um simpósio sobre gestão em Saúde. Segundo Lisiane Tuon, uma das organizadoras do evento, o foco é a gestão na atenção básica. “Evento sem custo e que vai permitir que os gestores possam se atualizar e melhorar ainda mais o atendimento à população”, ressalta.

Árvores

Equipes da Famcri devem concluir neste fim de semana o trabalho de limpeza que estão sendo realizado desde segunda-feira na Praça Nereu Ramos. “Estamos retirando as árvores doentes e com problemas. Objetivo é evitar novas quedas de árvores que colocam em risco que passa pela Nereu Ramos”, explica a presidente da Famcri, Anequesselen Fortunato

Positivo 

Presidente da Câmara de Vereadores de Içara avaliou de maneira positiva a sessão itinerante realizada ontem no bairro Presidente Vargas. “Foi a retomada de uma atividade que é importante para aproximar o legislativo da comunidade. Ouvimos reivindicações, apresentamos pedidos da comunidade e mostramos que a Câmara está ao lado dos moradores. Temos ainda outras três sessões até o final deste ano”, explica Rodrigues Mendes Sapinho.