Coluna saúde e boa forma – 07/11/2019

33

A necessidade de um médico geriatra

A importância de um geriatra para o município de Balneário Rincão mede-se pelo percentual da população da terceira idade que passa dos 30%. Dos 12 mil habitantes de Balneário Rincão, cerca de 3.500 são de pessoas idosas. Média bem acima do registrado nacionalmente.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o Brasil chegou a marca de 208,4 milhões de pessoas. Entre os dados recentemente divulgados, destaca-se o número de idosos no Brasil, que cresce gradativamente, enquanto a taxa de natalidade diminui. Atualmente, o Brasil conta com 13% da população composta pela terceira idade. Já a porcentagem de pessoas com até 14 anos, é de 21%.

Neste contexto, o médico geriatra tem um papel fundamental. A Medicina Geriátrica é uma ciência que avança a cada dia, propiciando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa. Na Conferencia Municipal do Idoso realizada no mês de março, um das prioridades elencadas foi a contratação de um médico geriatra para Balneário Rincão.

A proposta foi encaminhada para o prefeito Jairo Custodio e o então secretário de Saúde e vice-prefeito Luiz Laurindo, que foi entregue para o atual secretário de Saúde Jean Willian Nascimento. A expectativa é de que nos próximos dias, o profissional esteja atuando no município.

Este profissional utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes. Por isso, a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada. Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas.

Além disso, o geriatra também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura. Frequentemente, atua em conjunto com equipe multidisciplinar, como na avaliação de tratamentos adequados e daqueles que trazem riscos e/ou interações indesejadas.

Sabemos que cuidar da saúde é importante em todos os momentos de nossa vida. Porém, quando envelhecemos algumas cautelas precisam ser redobradas, pois a passagem dos anos acarreta em algumas mudanças no organismo que acabam deixando a nossa saúde mais debilitada.

Fisioterapeuta Jean Willian Nascimento