Reedições de duelos da primeira fase também foram sorteadas

O sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores 2019 colocou frente a frente Brasil e Argentina. Foram definidos três duelos entre equipes dos dois maiores rivais do continente.

O principal confronto será Cruzeiro, dono da segunda melhor campanha da fase de grupos, e River Plate, o atual campeão. As duas equipes já se enfrentaram nas quartas de final em 2015. Naquela ocasião, os mineiros venceram a partida de ida na Argentina por 1 a 0, mas perderam a de volta no Mineirão por 3 a 0 e foram eliminados. No total, são 15 jogos entre as duas equipes, com 11 vitórias cruzeirenses e quatro triunfos dos argentinos.

Já o Palmeiras terá pela frente o Godoy Cruz nas oitavas da Libertadores. Dono da melhor campanha na fase de grupos, o alviverde nunca enfrentou o clube argentino em uma competição oficial.

O terceiro duelo será também um reencontro. Boca Juniors e Athletico já se enfrentaram na fase de grupos desta edição da Libertadores. Os argentinos venceram em casa na última rodada por 2 a 1 e terminaram na liderança da chave, enquanto os paranaenses fizeram 3 a 0 na Arena da Baixada. Foram os únicos confrontos entre eles em uma competição oficial. Agora, o Boca decide a vaga nas quartas em casa.

Velhos conhecidos

O Grêmio também irá reencontrar um rival da primeira fase. O Tricolor Gaúcho joga com o Libertad, que ficou na liderança. Nos confrontos, uma vitória para cada lado. Os paraguaios fizeram 1 a 0 na Arena, e o Grêmio devolveu com 2 a 0 no Defensores del Chaco.

Flamengo e Internacional também encontrarão velhos conhecidos nas oitavas de final. O Rubro-Negro irá encarar o Emelec, adversário da fase de grupos do ano passado, com duas vitórias dos rubro-negros. Na história são seis jogos entre as duas equipes, com cinco triunfos dos cariocas e um dos equatorianos.

Já o Internacional encara o Nacional, com quem decidiu o título em 1980. O histórico mostra equilíbrio entre os dois clubes. Em oito jogos, foram três vitórias do colorados, três empates e dois triunfos dos uruguaios. A última vez que eles se enfrentaram foi pela fase de grupos da Libertadores de 2007.

Os jogos das oitavas acontecem somente no fim de julho, após o fim da Copa América; todo o chaveamento da eliminatória, até a final, também foi definido. No mesmo evento, foram sorteados os confrontos da segunda fase da Copa Sul-Americana.