Programa da PM muda rotina de escola no Rincão

483

Em funcionamento desde a última semana na Gervásio Teixeira Fernandes, iniciativa já reflete em novo comportamento nos alunos

A rotina mudou na Escola Gervásio Teixeira Fernandes, no Bairro Pedreiras, em Balneário Rincão. Desde a última semana, o local passou a receber o Programa Estudante Cidadão.

O projeto, idealizado pela Polícia Militar de Santa Catarina, visa aproximar a corporação de centros de ensino da rede pública por intermédio de ações que resgatem a paz e o civismo. O foco do programa é atender escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social.

“É um programa que aproxima a PM com as comunidades e as escolas municipais, principalmente em áreas de vulnerabilidade social, por meio do resgate dos referenciais de paz e civismo. Com esse programa, estimulados valores positivos, mudamos referenciais negativos dos alunos, criamos identidade e responsabilidade com o ambiente escolar e resgatamos a figura do professor como mestre condutor de ações pedagógicas efetivas”, explica o coronel Cosme Manique Barreto, comandante da 6ª Região da Polícia Militar.

Ao chegar à escola, os alunos são recepcionados pelos policiais – que atuam nos setores administrativos da PM. Na sequência, acompanham a execução do Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento da bandeira do Brasil. Segundo a diretora Suzilane Nanon, os estudantes já têm se mostrado mais motivados desde o início do programa. Entre os reflexos, um maior respeito aos professores, e o impacto direto na melhora do ensino. “Alguns alunos que eram mais bagunceiros, desatentos, estão mudados dentro da sala de aula”, conta.

Segundo o major e subcomandante da Guarnição Especial de Içara (Geic), que também atende o Balneário Rincão, Sandi Muris Sartor, a principal intenção é transformar o ambiente da escola e seu entorno em um lugar mais seguro e saudável. “O importante é que estamos conseguindo diminuir número de atraso na escola, resgatar os valores dos professores e demais funcionários, que são os verdadeiros mestres”, afirma.

O comandante Barreto lembra, ainda, que o projeto valoriza quem faz a rotina escolar. “O corpo docente, os funcionários são valorizados como parte essencial no processo pedagógico. E assim aumentamos a autoestima dos estudantes, dos profissionais e da comunidade do entorno da escola”, completa.

O programa, que é semestral, será realizado na Escola Gervásio Teixeira Fernandes até novembro. No próximo ano, outras instituições serão selecionadas. Nas próximas semanas o Estudante Cidadão irá chegar também a Criciúma, Araranguá, Içara e Forquilhinha.