Escolas recebem programa Estudante Cidadão desenvolvido pela PM

150

Escolas da região carbonífera começaram a receber o programa Estudante Cidadão, idealizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O projeto é 100% catarinense e começou em Balneário Camboriú, sendo replicado em todas as regiões.

Em Criciúma, a primeira escola a contar com o programa é a Municipal Marcílio Dias de San Thiago, localizada no bairro Santa Luzia, próximo ao Residencial Carmel. Em Balneário Rincão, o projeto será lançado nesta sexta-feira, dia 16, no colégio Gervásio Teixeira Fernandes, no bairro Pedreiras.

O projeto Estudante Cidadão leva a presença da PM aos colégios com o intuito de promover bom comportamento entre os estudantes (não há relação com a implantação de escolas cívico-militares, projeto ainda em fase de discussão). Em cada região dos 28 batalhões de Polícia Militar haverá de início uma escola participante.

Na prática, haverá o hasteamento da bandeira, canto do hino nacional, reconhecimento das melhores notas, frequências e comportamento. “É um projeto interessante, de mudança de comportamento, já no nascedouro do problema. Os melhores alunos vão ser premiados. Na atualidade o melhor é aquele que apronta, anda sem uniforme, gazeia aula, briga com o professor. Não havia premiação para a melhor nota, vamos mudar esse conceito”, explica o comandante da 6° Região da Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto.

Em Balneário Rincão, participarão do projeto dois policiais e mais um supervisor. O lançamento acontece a partir das 13 horas e terá a presença do comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar de Içara, tenente-coronel Cléber da Silva Benedet Inácio.