Bispo preside missa Dia dos Pais no Presídio Santa Augusta

Na manhã do dia 7 de agosto, a Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma promoveu mais uma celebração eucarística no Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Cerca de 40 detentos do regime semiaberto participaram da missa, que foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelo assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária, padre Eduardo Felizardo de Andrade, e pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que abrange o território onde a unidade prisional está localizada, padre Joel Sávio. Também participou da missa o diácono Richardson Souza, seminaristas e agentes pastorais que já realizam o atendimento espiritual através de visitas regulares aos encarcerados. Além deles, a diretora Maira Montegutti e agentes penitenciários.

Em sua homilia, Dom Jacinto destacou a importância de estar conectado a Deus, que nunca abandona seus filhos. O bispo falou da importância de confiar em Deus, especialmente neste tempo onde cada um, por meio da prisão, está pagando pelo erro cometido. E refletiu que, ao mesmo tempo que muitos cumprem sua pena em dívida com a sociedade, muitos cometem erros até maiores e não se encontram em punição, porém um dia também receberão seu julgamento.
Durante a celebração, padre Joel motivou os reeducandos a tomarem a palavra e darem seu testemunho, já próximos da data em que se celebra o Dia dos Pais. Na oportunidade, três deles fizeram sua partilha. “Um deles comentou que tem filhos, netos e já uma bisneta e a luta que vive para sair desse estado de prisão e poder voltar para a família, uma grande dor para ele. Outro comentou sobre o sentimento de estar encarcerado e agradeceu a Pastoral Carcerária e aos padres que os vêm visitar, mostrando o lado paterno da Igreja. O terceiro, que não é pai, mas se relaciona com uma pessoa que já tem filhos, já nas crianças está acolhendo o sentimento da paternidade, como propósito para continuar lutando”, conta padre Joel.
Ao final da missa, cada recluso recebeu a bênção individual e o abraço fraterno de Dom Jacinto.

Cáritas realiza encontro com Entidades Membro

A Cáritas Diocesana de Criciúma realizou, no dia 27 de julho, mais um momento de encontro e formação com as Entidades Membro e Voluntariado, nas dependências da Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma.
O encontro teve também o objetivo de preparar para a 24ª Assembleia Geral da Cáritas Brasileira, que tem como tema: “Bem Viver: Esperança, Resistência e Profecia”, a partir da iluminação bíblica do Evangelho de Lucas 21,28: “Erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação”. Inspirados pelo texto de Lucas, socializamos nossa caminhada, nossas ações enquanto rede Cáritas, “revisitando o passado para melhor compreender e viver a missão na fidelidade ao projeto de Jesus, em vista da libertação plena”. Assim, pudemos contribuir na preparação para a 24ª Assembleia Geral da Cáritas.

Também durante o encontro, tratamos sobre os bazares solidários que vimos realizando junto às Entidades Filiadas, que é resultado de uma parceria com a Cáritas Regional SC, para receber doações de roupas novas fornecidas por uma rede de lojas, possibilitando que a Cáritas em todo o Estado, realize bazares solidários, com a finalidade de reverter o recurso para projetos sociais. Algumas entidades presentes partilharam sobre os bazares realizados, como foi, frutos colhidos desta ação e em que podemos melhorar. Também abrimos espaço para saber quais Entidades Membro gostariam de fazer bazares. Na ocasião, partilhamos as datas que outras Entidades Membro realizarão seus Bazares Solidários: em Sombrio, no salão paroquial nos dias 15, 16 e 17 de agosto, e em Urussanga, também nas dependências do salão paroquial nos dias 9, 10 e 11 de setembro. Além dessas, já receberam as doações para o bazar solidário, com datas a serem definidas, o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio e a Pastoral da Criança.