Nova CPI

Vereador Júlio Cezar Colombo defendeu na manhã de sexta-feira, durante entrevista à Difusora, a criação de uma nova CPI para apurar possíveis irregularidades no Criciumaprev. Quer ampliar o debate e apurar possíveis erros cometidos desde a criação do instituto em 2002. “Isso acaba com essa suspeição de CPI Política e considero mais correto apurar todo o histórico do instituto. Essa nova CPI não interfere em nada no trabalho, que diga-se de passagem, foi bem feito pela comissão atual”, ressalta. O parlamentar já teria os votos necessários para protocolar o pedido de criação da nova comissão. Colombo também deve apresentar o seu relatório da atual CI. Ele teve direito a vistas e a tendência é que faça alterações no relatório apresentado na última segunda-feira pelo vereador Ademir Jose Honorato

Turismo

Colegiado de Turismo dos municípios da Amrec conheceram de perto os potenciais turísticos de Siderópolis. “Sabemos a importância de fomentarmos o turismo da região e também temos o conhecimento do trabalho que tem sido exercido pelo colegiado de cultura e turismo”, disse o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, que espera terminar o mandato reforçando o setor na cidade. Em Içara não é diferente. Município também quer, aos poucos, transformar o turismo em uma fonte importante de renda para a cidade.

Sem custos

Vereador Duca Zatta (PP) está apresentando na Câmara de Içara, proposta que acaba com a cobrança de taxa para religar a água em todo o município de Içara. Proposta deve ir em breve a plenário. Proposta quer aliviar o bolso do consumidor que geralmente fica sem o serviço justamente por ter passado por período de aperto financeiro.

Boa nova

Governo do Estado está dobrando o recurso para liberação de bolsas do estudo na Unesc. Com esse valor extra, mais 800 alunos terão a chance de acessar a universidade com mensalidades custeadas. As bolsas variam de 25% a 100% das mensalidades. “Essa ação é uma conquista importante que valoriza as universidades comunitárias e garante há muitos estudantes o sonho de cursar uma universidade. Essa conquista é resultado de muito trabalho da professora Luciane Bisognin Ceretta e deputados que convenceram o governo da importância desta medida”, explica a pró-reitora Indianara Reynaud Toreti.

Recuperar

Municípios da Amrec devem oficializar no dia 12, a criação de um consórcio intermunicipal para recuperação de rodovias estaduais. Superada essa parte burocrática, a Amrec vai assinar convênio com o Governo do Estado e aderir ao Programa Recuperar. Lançado ontem, o convênio vai tratar da manutenção das rodovias estaduais. “Os municípios contratam a empresa que vai fazer roçada, sinalização e tapa buracos. Serviço realizado, medição feita, o Estado paga”, explica o secretário executivo da Amrec, Lei Alexandre.

Maratona

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou oito sessões do plenário para discussão e votação em segundo turno da reforma da Previdência entre terça (6) e quinta-feira (8). Objetivo é votar em segundo turno a reforma da Previdência e encaminhar a proposta para o Senado.

 

Reduziu

Portaria do Ministério da Economia amplia a lista de bens de capital que terão sua alíquota de imposto de importação reduzida a zero. Bens de capital são maquinários, ferramentas, instalações e outros tipos de equipamentos utilizados para a fabricação de produtos para consumo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União

Expectativa

Comércio de Santa Catarina projeta um crescimento, ainda que pequeno para o Dia dos Pais em Santa Catarina. Projeção oscila perto dos 3%, já descontada a inflação. Em Içara, otimismo um pouco maior. Fruto dos investimentos feitos pela CDL da cidade, que está distribuindo cupons para sortear um carro zero quilômetro.

Uma grande ideia

Projeto Reciclou Levou está completando um ano de implantação. Neste período, já foram repassados 125 mil reais em vale-feira. Dinheiro extra que movimentou a economia da agricultura familiar e garantiu alimentação de qualidade para muitas famílias. São 250 toneladas de material reciclável que foi levado à cooperativa dos catadores e também se transformou em renda. Benefícios para a agricultura, para a cidade, para os catadores e para o meio ambiente.

Leilão

A Prefeitura de Nova Veneza realiza na próxima quinta-feira, dia 8 de agosto, um leilão de veículos, maquinário, além de terrenos com valores e condições especiais, tamanhos diferenciados e ótimas localizações. Na oferta de veículos terão carros, um caminhão e um compactador de lixo.