Sem plantão

O plantão noturno da Delegacia de Polícia Civil de Içara vai ser fechado. Ainda não há uma data definida, mas a decisão está tomada. Segundo o delegado Regional Vitor Bianco Júnior, a medida está baseada no custo benefício.  “O custo benefício disso está muito alto. Durante o horário de plantão, o número de boletins de ocorrência é tão baixo que justifica a manutenção deles. Então vamos fechar e levar os policiais para os setores de investigação, que é a função principal da Polícia Civil. No entanto, toda essa situação ainda não tem data definida para ocorrer, mas a tendência é sim pelo fechamento”, argumenta.

Duas unidades centrais

Segundo o Delegado Regional, a intenção é manter apenas duas unidades como Centrais de Plantão. Criciúma ficaria atendendo as cidades de Içara, Forquilhinha, Nova Veneza, Balneário Rincão, Siderópolis, Treviso e a própria Comarca de Criciúma. “E a central de Plantão Policial de Urussanga que atende Urussanga, Cocal do Sul, Lauro Muller, Morro da Fumaça e Orleans. Essa Central inclusive já está nessa situação. O plantão está em Urussanga. Por aqui falta fechar só o plantão de Içara e Forquilhinha. Inclusive a PM já conduz todos os flagrantes para Criciúma”.

Reação

Lideranças políticas de Içara não gostaram da notícia e devem reagir. Líder do governo na Câmara o vereador André Jucoski, o Polaquinho, disse ontem que se a medida se confirmar será um retrocesso para a segurança na cidade.

Os números

Conforme já havia antecipado, o vereador Rodrigues Mendes apresentou ontem os números dos seis primeiros meses no comando da Câmara de Vereadores de Içara. Até este momento a câmara já economizou um milhão seiscentos e noventa mil. “Valor considerável e economizado sem a necessidade de redução nas atividades. Estamos dando condições aos vereadores e enxugando as contas”, afirma Sapinho.

Quebrando o silêncio

Projeto da Câmara de Vereadores de Içara quer dar voz para as mulheres vítimas de violência na cidade. A iniciativa partiu da vereadora Edna Benedet. Ao lado de outros parlamentares ela integra uma comissão que trata do tema na cidade. Crescimento no número de casos tem preocupado.

Doce natal

CDL de Içara está colocando na rua a campanha Doce Natal Içara. O objetivo é reforçara a campanha que vai sortear um carro zero quilômetro no final deste ano. “Queremos incentivar as compras na cidade de Içara e preparar o município para a celebração da principal data para o comércio”, explica o presidente da CDL Alexandre Fernandes. Segundo ele, a expectativa é de crescimento nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Bela iniciativa 

Cooperaliança assinou convênio com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Bairro da Juventude para captar recursos para estas entidades junto aos usuários da cooperativa. “As pessoas vão ser procuradas pelo bairro ou pela rede feminina e definem qual o valor da doação. O valor será repassado integralmente para as entidades”, argumenta Reginaldo de Jesus, Dedê, presidente da Cooperaliança.

Sem sentido

Sessão da Câmara de Vereadores de Içara desta segunda-feira teve um longo e totalmente infrutífero debate sobre a tramitação de projetos com dispensa de pareceres na casa. Os vereadores alegam que o governo tem encaminhado uma série de projetos para a casa exigindo a dispensa de pareceres e, na avaliação deles, isso melindra e limita o trabalho dos parlamentares. O problema é que da forma como o debate foi conduzido, restou a impressão de que é a Câmara que não está tratando com a celeridade necessária os projetos. A grande verdade é que não há motivo para polêmica. O assunto pode ser resolvido de maneira simples, sem radicalismo. Há projetos em que a dispensa de pareceres é, de fato, necessária e outros que não. O plenário é soberano, pode avaliar e deliberar sem a necessidade de fazer de cada pedido um desnecessário cavalo de batalhas.

Na Fecam 

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, participou nessa terça-feira, de um painel no “Conversas de Impacto”, evento organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em Florianópolis, para discutir sobre o ambiente de insegurança jurídica e outros temas que afetam diretamente as prefeituras. Gastaldon falou em nome de todos os prefeitos do Estado, e dividiu mesa com o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Alves dos Reis Júnior, além do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado Joel Dias Figueira Júnior, e do procurador do MPSC José Galvani Alberton, com o tema “Criminalização da política: medidas de enfrentamento e proteção jurídica aos gestores públicos”.