Com dez titulares e dez suplentes, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente atuará até 2022

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) tem como principal atribuição controlar as políticas públicas voltadas às pessoas que compõe essa faixa etária. Em Içara, o mandato de posse do CMDCA se encerrou e a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda empossou os novos membros que atuarão no biênio 2020/2022. No total, 20 integrantes formam o novo conselho, sendo dez titulares e dez suplentes.

O vice-prefeito Sandro Giassi Serafin assinou o documento dando posse ao novo grupo e enfatizou que é preciso mais do que a participação nas reuniões e ter conhecimento do que está sendo tratado. “Trabalhar focado integralmente no CMDCA, buscando novos conhecimentos, práticas desenvolvidas em conselhos de outras cidades do país, trazendo para nossa cidade, a fim de incrementar e aperfeiçoar o trabalho, tamanha é a responsabilidade dos conselheiros”, destacou.

O CMDCA é um dos conselhos que faz parte do quadro de conselhos da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. “A formação do CMDCA é extremamente importante, pois delibera e promove ações que envolvem nossas crianças e adolescentes. Trabalhar de forma mais próxima ao povo é fundamental para que a comunidade possa juntamente com o poder executivo refletir políticas públicas e junto ao poder legislativo na elaboração das leis favoráveis às crianças e adolescentes”, sugeriu a secretária de Assistência Social, Karoline Calegari.

O CMDCA é formado por integrantes que compõe as entidades da sociedade civil organizada e a administração municipal. “Para formação do conselho, há pessoas eleitas pela sociedade civil e indicados pela Prefeitura, através das secretarias de assistência social, saúde e educação”, explicou a secretária executiva dos conselhos pertencentes à Secretaria de Assistência Social, Waniele Rosso da Silva de Brittos.

Os conselheiros devem se reunir em uma data ainda a ser definida para fazer a escolha do novo presidente do CMDCA.