Proposta aprovada

Câmara dos Deputados aprovou com folga na quarta-feira, a reforma da Previdência. Foram 379 votos a 131 contrários. Dos deputados catarinenses, 15 dos 16 votaram favoráveis. Agora a Câmara discute os destaques e vota em segundo turno. Após o recesso, a proposta vai ao Senado. Para muita gente, a proposta ficou bem distante daquilo que seria o ideal. Concordo. Os militares não foram incluídos e ainda tiveram os benefícios ampliados. Os funcionários públicos também ficaram fora, em especial os estados e municípios. Ainda assim, o Governo entende que há motivos para celebrar e que a reforma vai ampliar a confiança do mercado financeiro e permitir que o país retome o seu crescimento. Há ainda que passar pelo Senado e depois dessa aprovação haverá para o Governo o desafio da reforma tributária, apontada pelo mercado como fundamental para tirar o país do buraco.

Expectativa

Presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, avaliou na manhã dessa quinta-feira, durante entrevista à Difusora, a aprovação em primeiro turno da reforma da Previdência. Para ele, a reforma não é a esperada, mas suficiente para gerar uma expectativa de mudança no cenário. “Seria necessário equiparar salário do funcionalismo público ao da iniciativa privada, seria fundamental incluir também estados e municípios, mas de todo modo é um indicativo de que o Governo está tentando equilibrar as contas e isso fará o mercado reagir de maneira positiva”, ressalta.

Justificando

Deputado Ricardo Guidi votou a favor da proposta mesmo entendendo que ela precisava de ajustes. “Havia a opção do Sim e do Não. Entendo que o texto precisava ser melhorado, mas a reforma precisa ser aprovada. Muitos deputados votaram desta forma, entendendo a necessidade do projeto. O déficit só vem crescendo e algo precisava ser feito”.

Pelo partido

Já a deputada Geovania de Sá afirmou que estava indecisa, mas que acabou optando por seguir a orientação do seu partido e votando favorável à proposta. A deputada passou as últimas semanas defendendo a manutenção das aposentadorias especiais, mas que acabou sendo vencida em plenário.

Daniel Freitas

Era dos três parlamentares do Sul o que tinha a posição mais clara. Integrante da Comissão especial, ele vinha afirmando que os contrários à proposta estavam se posicionando contra o país. Aliás, de todos os deputados de Santa Catarina, apenas Pedro Uczai se manifestou contrário à proposta

Mudanças

Desde essa quinta-feira, o Estacionamento Rotativo de Içara sofre algumas mudanças. Medidas foram acordadas em reunião realizada entre a empresa responsável pelo serviço e os vereadores. “Ficou acertado que o motorista notificado por não pagar o rotativo, terá 10 dias úteis para colocar em dia a sua situação. Também passa a ser de 10 minutos o tempo de tolerância e aposentados e deficientes, devidamente identificados, podem estacionar em qualquer local sem pagar”, explica o presidente da Câmara, vereador Rodrigues Mendes.

Prestando contas

Presidente da Câmara de Vereadores de Içara, vereador Rodrigues Mendes, deve divulgar na próxima semana a prestação de contas dos seis primeiros meses de gestão. Aposta é devolução recorde de recursos para o município. Já tem pelo menos R$ 1 milhão em caixa.

 

Gastronomia

Via Gastronômica de Criciúma abre nesta sexta-feira o seu Festival de Inverno. Evento segue até o próximo dia 21 envolvendo dez restaurantes. “Cada um deles com um prato específico para o evento. Objetivo é mostrar a variedade da nossa gastronomia e fortalecer ainda mais o setor”, argumenta Valsi Mazzeto, presidente da Via Gastronômica