Empresário Odair Woichinevski assume a presidência, ao lado do vice Lucas Biava, do diretor comercial Leandro Vettorazzi, e do diretor financeiro Joster Favero

Criciúma

A Via Gastronômica, núcleo da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), entra em 2023 com uma nova composição na diretoria para os próximos dois anos. O empresário Odair Woichinevski assume a presidência, ao lado do vice Lucas Biava, do diretor comercial Leandro Vettorazzi e do diretor financeiro Joster Favero.

O empresário Odair Woichinevski, que sucede Joster Favero na presidência, destaca o fortalecimento da Via, com ações que envolvem a busca por mais associados e a qualificação da mão de obra. O núcleo hoje conta com 22 estabelecimentos. “Nesses últimos dois anos a Via atraiu mais empresários conscientes da importância da união de esforços em prol do fortalecimento do segmento. A pandemia nos fortaleceu enquanto entidade que representa o setor, percebida pelos empresários no momento em que recorreram a nós para ter voz junto ao setor público, bem como fomos percebidos pelo Município, visto a importância econômica que tem este setor”, avalia.

“Agora temos alguns desafios importantes a buscar, além de manter a constante renovação do grupo de empresários que fazem parte do núcleo, fortalecendo a Via Gastronômica e garantindo a continuidade de um bom trabalho nos anos subsequentes. Vamos atrair mais empresários e propiciar serviços específicos, treinamento de equipes, consultoria jurídica, transporte coletivo de funcionários em horários e dias que não há o serviço no sistema público, entre outras ações”, explica Woichinevski.

Mão de obra

A falta de mão de obra qualificada também é uma dificuldade para o segmento e receberá a atenção da nova diretoria. “Pretendemos firmar parcerias com entidades sociais para formação de profissionais para o nosso setor. Criciúma também tem um turismo de negócios muito forte e, por isso, a importância de ter um setor bem organizado, com estabelecimentos prontos para atender essa demanda”, salienta Woichinevski. 

O vice-presidente da Via, Lucas Biava, reitera a preocupação com a falta de profissionais no segmento. “Analisando a grande demanda por equipe qualificada, desde produção, preparo de pratos, passando por atendimento e até a própria entrega, poderíamos, por exemplo, realizar um trabalho junto ao Município para direcionar o público mais carente para essas vagas, oferecendo oportunidade de trabalho e profissionalismo dessas pessoas. Queremos fomentar ações para que a cidade cresça. Se a cidade cresce, nós também crescemos”, pontua.

“Estou desde o início na Via Gastronômica e muito motivado com a nova diretoria, acho que chegou o nosso momento. Com o Poder Público querendo investir e promover o turismo, a hotelaria e a gastronomia serão fortalecidas e toda a cidade irá ganhar”, coloca o diretor comercial Leandro Vettorazzi. Ainda como ação para este ano, a Via Gastronômica pretende promover o Festival de Sabores em espaço público.