Efeito psicológico

Professor e economista Enio Coan avaliou os prováveis impactos que a reforma da Previdência deve ter na economia do país. “O impacto maior é na conta do governo, mas isso gera um impacto psicológico positivo, aumenta a confiança e naturalmente a economia responde. Agora não imaginem que aprovada a reforma, os empregos irão brotar. Não será assim”, destaca. Para Coan, o grande impacto para a economia será a reforma tributária. “Que vai impactar diretamente na cadeia produtiva no setor privado e que aí sim vai mexer no nosso desenvolvimento”.

Voto de Guidi

Deputado Ricardo Guidi confirmou seu voto favorável à reforma da Previdência. “A reforma é fundamental para a retomada do crescimento. Basta observar a reação do mercado nos últimos dias só pela tramitação da matéria. Essa é uma ação importante para o futuro do Brasil”, avalia. O deputado também defendeu a inclusão de estados e municípios na proposta. “Acredito que isso vai acontecer em plenário, porque sem isso, a reforma vai ficar capenga. Queremos uma reforma ampla para atender as necessidades do país e para assegurar a retomada do crescimento”, destaca.

Especiais

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) protocolou emenda relativa às aposentarias especiais. O texto foi analisado pela Comissão Especial da Reforma da Previdência e não foi acatado. Mas, a deputada ainda está lutando por estes trabalhadores que exercem atividades prejudiciais à saúde ou à integridade física. Na noite de ontem, apresentou destaque simples, de número 40, que trata do mesmo tema e que será apreciado em plenário.

Por Elas

Assembleia Legislativa lançou na terça-feira o Pacto por Elas. Ação conjunta que reúne legislativo, executivo, judiciário e entidades vai garantir para ações concentradas para minimizar os casos de violência contra as mulheres. “Todos tem ações, mas funcionam como ilhas. Intenção é unificar todos os projetos para assegurar que Santa Catarina não tenha mais essa marca de um dos estados com maior índice de violência contra as mulheres”, defende a deputada Ada de Luca.

Contagem Regressiva

Secretária de Desenvolvimento Econômico de Içara tem acompanhado de perto o desenrolar para as primeiras ações da empresa que irá preparar o condomínio industrial Luiz Henrique da Silveira. Obra deve iniciar no máximo no próximo mês. Meta é atrair novas indústrias para cidade e manter o ritmo de crescimento dos últimos anos.

Na saúde

Contribuintes em atraso com o fisco de Criciúma tem o mês de julho para garantir descontos de 99% de juros e multas. Edição 2019 do Refis vai destinar todos os recursos arrecadados para a saúde. “Retira-se só o constitucional para a educação e o restante vai ser investido na saúde. A edição deste ano só vale no mês de julho e para pagamentos à vista”, argumenta o secretário Celito Cardoso.

Olho no Distrito

Comunidade do bairro Vila Nova pode em breve se tornar distrito. Discussão já está na Câmara tratando da delimitação territorial. “Definindo isso poderemos acelerar o processo e criar ainda este ano o distrito. Na nossa avaliação, se isso se confirmar, a região da Vila Nova ganha muito”, aposta o vereador André Jucoski, o Polakinho.

Na rua

“Bom dia prefeito” desta sexta-feira será realizado no bairro Aurora. Oportunidade para a comunidade da região apresentar suas reivindicações ao prefeito Murialdo Gastaldon.