Criciúma e Içara são algumas das cidades em que a transmissão vem caindo

Içara, Criciúma e Região

O município de Içara mantém o número de casos da pandemia estabilizado. Este é o terceiro dia seguido que a cidade não apresenta novos casos de coronavírus. Atualmente, são 35 moradores que tiveram o diagnóstico positivo, 25 já curados, 16 com suspeita da doença e 82 sendo monitorados.

No Hospital São Donato, mais um leito está sendo ocupado por paciente com suspeita da Covid-19. Trata-se de uma moradora de Criciúma, de 48 anos de idade. Além dela, mais duas pacientes com sintomas aguardam os resultados dos exames, uma de Içara, de 87 anos, e outra criciumense de 74. Já na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o morador de Balneário Rincão com diagnóstico positivo segue sob ventilação mecânica.

Terceira semana de queda em Criciúma

Criciúma registra já a terceira semana com queda no número de casos na comparação com a semana anterior. A diminuição iniciou na semana do dia 19 de maio que teve queda de -2,7% na comparação com a semana anterior. Estes números ficaram ainda melhores nas duas semanas seguintes: a semana do dia 26 de maio teve diminuição de -13,9% dos casos e a semana do dia 2 de junho, -27,4% na comparação com a semana anterior. Na semana do dia 7 de abril, foram 142% de casos que na semana dia 1º de abril. Na semana do dia 14 de abril, foram 88% a mais de casos que os registrados na semana do dia 7.

Cinco casos em Forquilhinha

No boletim de sexta-feira (5), Forquilhinha apresentou mais cinco diagnósticos positivos da Covid-19. Agora a cidade registra 31 casos confirmados, 20 curados e dois moradores sob suspeita. Todos os 10 pacientes que permanecem com a doença estão em isolamento domiciliar e passam bem. Dos novos casos, dois são de pacientes abaixo dos 30 anos de idade. Há dois homens, de 33 e 42 anos, e três mulheres, duas de 22 e outra de 47 anos.

Bebê de um ano é diagnosticado com o coronavírus

A prefeitura de Balneário Arroio do Silva divulgou no fim da tarde de sexta-feira (5) mais dois casos confirmados da Covid-19, sendo um deles em uma bebê de apenas um ano de idade. Este se trata do primeiro caso da faixa etária na região Sul de Santa Catarina. Além dela, uma mulher de 42 anos também recebeu o diagnóstico na sexta-feira. As pacientes não possuem ligação familiar. Ao todo, a cidade tem registrado 33 casos confirmados, 15 curados e 19 suspeitos.

Estado com 10.846 casos

Santa Catarina tem 10.846 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 6.720 estão recuperados e 3.967 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado na sexta-feira (5). O coronavírus já causou 159 óbitos no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,47%.

Os registros mais recentes de óbitos são de uma mulher de 95 anos, moradora de Gaspar, e dois homens, residentes em São Bento do Sul (90 anos) e Navegantes (48). A mulher tinha registro de comorbidades e os homens não, mas o de São Bento do Sul fazia parte de grupo de risco em razão da idade.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 59,4%. Isso significa que, dos 1.316 leitos existentes no estado, 534 estão livres e 782 estão ocupados, sendo 140 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.