Cordeiro? Sim, por favor!
Consumo cresce no Brasil mas a produção ainda enfrenta dificuldades.
A proteína mais consumida no Brasil é a de frango, seguida pela bovina e suína. Mas quando o assunto é cordeiro (ovino). Você já experimentou?
Hoje existem aproximadamente 13,8 milhões de ovinos no Brasil, um decréscimo de 3% no rebanho comparado a 2016. A região nordeste é a maior produtora, representando 65% do rebanho total.
No entanto a comercialização de ovinos cresceu 50% no Brasil em 2017, chegando a 641 milhões de reais em vendas. Muito dizem que o cordeiro é caro, mas é justamente por essa realidade que o preço se elevou. A produção caiu e a procura aumentou. O consumo médio por habitante é de 1kg de carne de cordeiro ao ano no Brasil. A carne bovina, por exemplo, tem uma média de 35kg por pessoa ao ano.
A carne de cordeiro é deliciosa. Ela tem um sabor muito característico, além de excelentes níveis de maciez. Hoje já existem vários cortes similares aos do boi, como o lombo, o filé mignon, a picanha, a paleta, a costela, o pernil, o stinco e o carré (muito famoso).
Por suas características, ela pede um bom azeite ao ser levada para a brasa e combina muito com marinadas, seja na mostarda, ou banhada ao vinho. Alguns cortes podem ser grelhados apenas com sal.
Apesar de encontrar problemas de incentivo, pesquisa e falta de frigoríficos especializados, a produção de ovinos no Brasil é muito rica. Já existem marcas nacionais que oferecem carnes tão nobres quanto as importadas.
Se você ouvir alguém lhe oferecer cordeiro numa churrascaria, aceite. O mesmo vale no supermercado. Se o avista na gôndola, pegue, experimente. Se em um primeiro momento você não souber como preparar, corre para o canal Cozinha Com Almôndega no Youtube, lá temos algumas receitas muito especiais te esperando. Se você tiver qualquer dúvida sobre cordeiros ou outras carnes, envie-nos e-mail para cozinhacomalmondega@gmail.com
Boa degustação.