Evento será realizado até domingo no Módulo Esportivo e espera receber cerca de 30 mil pessoas

Chegou a hora da festa de Içara. Depois de um ano e meio de expectativas e incertezas, a primeira edição da Agromel começa nesta sexta-feira, no Módulo Esportivo, com o objetivo de destacar as potencialidades do município.

Apresentada no fim de 2017, a festa estava prevista para junho do ano passado, mas precisou ser cancelada por causa da greve dos caminhoneiros. Confirmada para 2019, um novo contratempo: devido às chuvas da última semana, o local inicialmente planejado, na comunidade de Vila São José, precisou ser alterado, já que o terreno encharcado impediu a montagem da estrutura. Com isso, o Módulo Esportivo (Complexo João Ramos Roussenq), no bairro Primeiro de Maio foi escolhido para receber o evento.

“Tivemos imprevistos nos últimos anos, mas esse ano estamos empenhados em fazer uma festa em que a comunidade possa estar prestigiando e aproveitando as atrações, que serão gratuitas”, afirmou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Novo local, mesma programação

Voltada para o agronegócio e para o mel, dois dos principais produtos oferecidos por Içara, a Agromel foi pensada como uma festa para representar o município, fazendo parte do calendário regional. Tanto que para a primeira edição, já apostou em nomes grandes, como a dupla sertaneja Marcos e Belutti, que se apresenta hoje, na primeira noite do evento.

Mas a Agromel não ficará apenas nos shows. Pavilhão de exposições, praça de alimentação com gastronomia típica e food trucks, parque de diversões, exposição de animais e Feira da Agricultura Familiar estarão na festa, que deve receber cerca de 30 mil pessoas nos três dias.

Mesmo com a mudança de local, a programação da festa continuou a mesma. “Só vai trocar o local. Os shows serão os mesmos, a exposição é a mesma, a missa é a mesma. Só muda o lugar. Está tudo confirmado”, destaca Murialdo.

Segundo o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, o principal objetivo é envolver toda a comunidade para fomentar a cultura e também a gastronomia, atrações e feira multissetorial. “Com o agronegócio e o mel, vamos criar um grande movimento para o futuro de nossa cidade”, destacou.

Fomento ao turismo

                Um dos principais objetivos da Agromel é trabalhar a questão do turismo no município. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Brigido, toda a comissão se mobilizou para desenvolver uma grande festa. “Teremos três dias de festa e vamos criar um novo marco para fomentar o turismo na cidade”, explicou.

Na programação, o destaque fica por conta dos shows nacionais com Marcos e Belutti, banda Nenhum de Nós e Estação Fandangueira. “Essa é uma festa para que todos visitem com a família, aproveitem as nossas exposições, gastronomia e aproveitem o que o nosso município tem de melhor”, completou o secretário.

Destaque para a agricultura

O nome da festa já destaca um dos principais setores da economia municipal. A agricultura terá um lugar especial durante os três dias de Agromel.

“Como é uma festa para unir a cidade ao campo, queremos mostrar o que Içara tem na nossa agricultura. Devido às chuvas, não vamos ter uma exposição maior por casa do tempo. Mas vamos levar animais. Para o pessoal saber que em Içara existe isso. Vai ter a cavalgada que vai chegar no sábado à tarde. Vai fazer uma campeira, com música, na tradição gaúcha para todo mundo participar. No domingo vai ter um tratoraço. E um minimuseu relacionado à agricultura. Peças antigas que o pessoal novo não viu”, destaca o chefe da secretaria de Agricultura de Içara, Marcelo Bertotti.

“Estamos com muitas coisas para apresentar. Vamos estar com cinco expositores, não são todos que vão estar, mas vamos oferecer os produtos que já temos na Feira da Agricultura Familiar, e até produtos diferenciados, que não levamos para a feira, além de toda a parte do que oferecemos, como embutidos, salames, hortaliças, orgânicos”, explicou Jairo da Silveira, presidente da Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar (Coopafi).

PROGRAMAÇÃO

07/06/2019 – Sexta-feira

10h – Abertura do Parque

10h30 – Apresentação da peça teatral “Para contar estrelar” do Grupo de Teatro Cirandela

12h – Almoço Cultural

14h – Agrobaile da Melhor Idade

16h – Inicio das atividades culturais da Fundação Cultural

18h – Atrações Locais

21h30 – Fala das autoridades

22h – Escolha das soberanas

00h – Show Nacional com Marcos e Belutti

08/06/2019 – Sábado

9h – Abertura do Parque

9h30 – Seminário dos Apicultores

12h – Almoço Cultural

14h – Exposição de Carros Antigos

16h – Recepção da Cavalgada

18h – Atrações Locais

22h – Banda Jack Daniel’s

00h – Show Nacional com Banda Nenhum de Nós

09/06/2019 – Domingo

9h – Abertura do Parque

9h – Tratoraço (Desfile de Máquinas)

10h30 – Missa Campal

12h – Almoço Cultural

12h – Atrações Locais

13 – Show Infantil “Frozen – Uma Aventura Congelante

14h – Momento Gospel

15h – Cacimbá

16h – Show com o Grupo Estação Fandangueira

18h – Show com Léo Jr. e Bruno

19h30 – Encerramento