Mudança na Câmara
Alexandre Fernandes não é mais o diretor da Câmara de Vereadores de Içara. Oficializou o pedido de exoneração na quarta. Fica no cargo até esta sexta-feira. Compromissos empresariais forçaram a decisão. O presidente Rodrigues Mendes, o Sapinho, ainda não definiu o substituto. “Acredito que essa definição deve ocorrer durante o fim de semana. Preciso conversar com algumas pessoas para discutir alternativas”, explica. O presidente também fez questão de destacar o bom trabalho feito por Fernandes à frente do posto. “Ele vinha fazendo um grande trabalho, mas claro, tem compromissos profissionais que preciso respeitar. Uma pena a saída, só tenho a agradecer”. Sapinho destacou também que a mudança na direção não altera o roteiro de ações preparados para o ano. “Não muda o planejamento. Vamos aproximar a câmara da comunidade através das nossas sessões itinerantes, seguir economizando nossos recursos e projetando o prédio próprio”, adianta
Plano Diretor
Vereadores de Içara seguem os debates sobre o Plano Diretor do município. Vereador Toninho de Mello explica que o projeto está sendo analisado com apoio de técnicos. “Queremos compreender todos os detalhes nesse projeto para ter segurança na hora de votar. Acredito que até o final do ano toda a tramitação tenha sido concluída e a votação realizada. Só volto a cobrar a participação popular. Precisamos que as pessoas que querem colaborar façam isso agora. Esse é o momento”.
Economia em destaque
Governo de Içara reuniu os principais empresários e comerciantes na noite desta quarta-feira para exaltar o setor produtivo da cidade. O troféu O Empreendedor, estabelecido em projeto de lei, reconheceu as principais empresas que contribuem para a arrecadação e com a movimentação econômica da cidade de Içara. “Foi uma bela festa, um grande evento e que fez Justiça reconhecendo a importância destas empresas para o desenvolvimento da cidade”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento econômico Paulo Brígido. Para o presidente da Associação Empresarial de Içara (Acii), a homenagem é um incentivo extra para o setor. “Que vive um bom momento e tem encontrado na cidade as condições necessárias para seguir investindo”.
Lamentável
Içara celebra na próxima semana, a Agromel, e para a cidade entrar no clima, uma decoração foi feita na área central. A abelha, um dos símbolos da cidade, fazia parte da decoração. Lamentavelmente as abelhinhas sumiram, foram furtadas. A decoração durou 24 horas.
Vacina
Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandeta confirmou que a Campanha de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira. A partir de segunda, as doses que sobraram vão estar à disposição de toda a população.
Plástico
Empresário Anselmo Freitas teve encontro em Brasília. Ele se reuniu com o senador Esperidião Amin e o deputado Daniel Freitas. Na pauta do encontro, também teve a presença da câmara setorial da Indústria Plástica, e debateu sobre a regulamentação do setor. “O plástico hoje, na Amrec, é a segunda força da economia, perdendo a penas para a cerâmica. São 8 mil pessoas. Ocorre que está em discussão no Senado um Projeto de Lei que proíbe a comercialização e distribuição de descartáveis plásticos. A justificativa é a da poluição. Há um bom tempo estamos defendendo o setor. Nossa sugestão é, ao invés de criar leis para proibir, façam cumprir a lei de resíduos sólidos e se crie campanhas educativas para a população”, defende Freitas.
Alcatraz
Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem a Operação Alcatraz. O alvo é um suposto esquema que teria desviado pelo menos R$ 100 milhões e que teria como foco ações do Governo de Raimundo Colombo. A ação teria iniciado há dois anos e apura fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. Há, segundo a PF, indicativos de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro. Chamou atenção a ação do apartamento do presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Júlio Garcia. Até o fechamento da coluna, o presidente não havia se manifestado sobre o fato. Seja como for, a operação causou impacto e alvoroço no meio político catarinense e, naturalmente, terá desdobramentos ao longo dos próximos dias.
Mais protestos
Semana também fechou com mais protestos de professores, funcionários e universitários de todo o Brasil. Pauta da manifestação foi novamente os cortes de recursos para a Educação. Professores e gestores das universidades reclamam que o dinheiro fará muita falta para a gestão das instituições e vai precarizar a educação.
Liberada
A partir desta segunda-feira, você que não estava no chamado grupo prioritário da vacina da gripe, pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Se ainda tiver doses, você poderá se vacinar gratuitamente. Orientação é do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandeta.
Na briga
Ex-prefeito Agnaldo Maccari (PSD) não descarta a possibilidade de disputar a eleição como candidato a prefeito de Morro da Fumaça no próximo ano. A decisão, segundo ele, deve ser tomada no próximo ano. “Está tudo indefinido, mas estamos analisando. Essa possibilidade existe e vai ser definida no próximo ano. Se o cenário for positivo, vamos para a disputa”.