Condenados por violência contra mulher não poderão assumir cargos de confiança

57

Projeto da vereadora Camila Nascimento veta a nomeação em Criciúma de pessoas que tenham cometido a prática

Os vereadores aprovaram de Criciúma aprovaram o Projeto de Lei nº 10/2019, de autoria da vereadora Camila Nascimento (PSD) que veda nomeação de condenados por violência contra mulher a cargos de confiança no município.

Conforme o projeto, fica vedada à nomeação para os cargos em comissão e de confiança na administração pública, direta, indireta, fundos, fundações, autarquias, empresas públicas e no Poder Legislativo do município de Criciúma, de pessoas que tenham contra si condenação pela prática de violência contra a mulher.

Segundo a vereadora, atualmente, estão tramitando mais de 41 mil processos de violência contra a mulher, o que faz liderar o ranking nacional nesse aspecto. O projeto cria impedimento à nomeação de cargos em comissão e de confiança de pessoas que tenham contra si condenação pela prática de violência contra a mulher, independente da instância criminal, até o cumprimento integral da reprimenda imposta.

“No Brasil, 16 milhões de mulheres já sofreram algum tipo de violência. Esse projeto vem para ajudar a contribuir para que os direitos das mulheres sejam protegidos, e diminuir esses casos de violência contra a mulher. Acredito que esse projeto vai fazer a diferença na vida de muitas mulheres”, disse a vereadora.

A matéria vai para sanção do prefeito Clésio Salvaro.