Roberto Cavalo com problemas para definir equipe

30

Técnico terá que aguardar resultados dos exames da Covid-19 para saber com quem contar

Criciúma

O técnico Roberto Cavalo começou ontem (12) a preparação para enfrentar o Boa Esporte no sábado, às 19 horas, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, no Estádio Heriberto Hülse. Será a estreia do Criciúma na competição jogando em casa. Além dos desfalques do Departamento Médico, o treinador também terá que aguardar o resultado dos testes dos jogadores para a Covid-19, como determina o protocolo da CBF. No jogo diante do Londrina, três jogadores não puderam atuar por terem testado positivo para a doença.

Além de Carlos Cesar, que está afastado por 30 dias, por estar com uma lesão no quadril, outra dúvida é o atacante Thiago Henrique, que está sentido o tornozelo e deverá ser avaliado pelo Departamento Médico durante a semana. Outro que não jogou diante do Londrina e deverá mais uma vez ficar afastado é o atacante Leo Ceará, que vinha sendo titular no Campeonato Catarinense.

Para evitar que o técnico fique sem opção para escalar os titulares para os jogos, caso mais algum jogador venha ser diagnosticado positivamente com o novo coronavírus, a direção está à procura de reforços. Pelo menos um meia e outro atacante estão sendo especulados. Roberto Cavalo aprovou a atuação dos três estreantes em Londrina, mas espera uma evolução com o entrosamento com o grupo. “Eles foram bem, mas ainda irão render mais, quando estiveram mais entrosados”, aponta o treinador.

Setor defensivo

Um dos setores que vem correspondendo nos últimos jogos é o defensivo. Nos últimos sete jogos, a defesa do Criciúma sofreu apenas um gol, que foi o da derrota para a Chapecoense, pela semifinal do Campeonato Catarinense. A dupla de zaga, nem sempre é a mesma. Nos últimos confrontos, quem vem jogando com mais assiduidade é o zagueiro Vitão, que entrou no time e ganhou a posição de titular.

Vitão já compôs o setor com Rodrigo Milanez, Maurício Barbosa e Carlos Alexandre. Nas finais do Catarinense, o seu companheiro foi Maurício Barbosa, que não pode jogar diante do Londrina por estar suspenso. Já no jogo diante do Londrina, Maurício Barbosa não pode atuar devido ter que cumprir suspensão de pena que pegou no ano anterior.

Com isso, o técnico Roberto Cavalo deverá definir a zaga titular somente no treino de sexta-feira, pois Maurício Barbosa estará à disposição e o treinador terá que optar entre ele ou Carlos Alexandre. O único que está garantido é Vitão. “Estamos nos saindo bem na defesa, pois temos trabalhado e conseguido manter a posse de bola e queremos continuar com este bom desempenho”, espera Vitão.

De acordo com o zagueiro, o esquema de jogo do Criciúma para os próximos dois jogos em casa contra o Boa Esporte no sábado e depois o São Bento na outra semana, deverá ser semelhante ao do confronto da vitória diante da Chapecoense, com os atacantes dificultando a saída de bola dos adversários.

Vitão faz uma projeção para que o Criciúma consiga a classificação para a segunda fase da competição e para subir para a Série B, que é entrar em campo sempre pensando na vitória. “Teremos que pensar em vencer todos os jogos e atuando em casa aumenta a responsabilidade.