De acordo com último levantamento, 23,8% do grupo prioritário já foi vacinado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 10 de abril, vacinou 2,3 mil pessoas em duas semanas de vacinação. De acordo com o levantamento realizado no dia 24 de abril, 23,8% do grupo prioritário já havia sido vacinado em Içara. O “Dia D” acontece no sábado, dia 4.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté, os grupos onde há mais preocupação são criança e gestantes “São estes os grupos que sempre tem menor adesão”, revela. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, no último levantamento, 993 crianças já haviam sido vacinadas. Isso representa 26% da meta traçada pela DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica). Enquanto isso, as gestantes contabilizam 204 vacinações, que representa 35% da meta para este grupo.

Entre os idosos, 19% já foi vacinado, totalizando 1088 pessoas deste grupo, enquanto os profissionais da saúde totalizam 202, ou seja, 30%. Entre as puérperas, 52 mulheres já foram vacinadas (54%). O grupo dos professores somam 8,78% da meta do grupo, contabilizando 38 pessoas.

Pessoas com doenças crônicas contabilizam 417 vacinações. De acordo com Laura Maté, a meta é vacinar 90% de cada público alvo. “Em Içara, todas as ESF (Estratégia Saúde da Família) realizam a vacinação contra gripe, mesmo aquelas que não possuem sala de vacina. A população deve procurar a sua Unidade de referência”, ressalta.

Estado

A Campanha de Vacinação em todo o Estado começou no dia 10 de abril, mas até o momento apenas 17,83% do público-alvo se imunizaram contra a doença. O prazo final para tomar a dose é dia 31 de maio. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de vacinar, ao menos, 90% da população total dos grupos prioritários que, em Santa Catarina, é de mais de dois milhões de pessoas (2.000.034).
De acordo com a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, é importante que toda a população dos grupos prioritários procure uma unidade de saúde “As pessoas que fazem parte desses grupos têm mais chances de ter complicações decorrentes da gripe, podendo até morrer. Por isso, a importância de se imunizar”, explica a gerente.
Este ano, crianças com idade até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias) também serão vacinadas, conforme orientação do Ministério da Saúde. Em 2018, a vacina foi oferecida somente para crianças com até 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas) também têm direito à vacina contra a gripe a partir deste ano. A decisão foi tomada pelo MS tendo em vista que eles são expostos em atividades de risco, em locais de aglomerações, um dos principais fatores de propagação do vírus da gripe.