Encaminhado

Está parcialmente resolvido o impasse entre o Governo do Estado e o Hospital São Donato. A maternidade da instituição vai seguir atentando e o Estado reconheceu que o contrato firmado no ano passado existe e será mantido. No entanto, a conversa não acabou. O Estado ainda vai definir, na próxima semana, como irá fazer o pagamento dos quase R$ 900 mil que estão em atraso. O Estado também quer rediscutir o contrato. “Porque estamos em um alerta vermelho nas contas da Saúde do Estado. Vamos apresentar um cronograma do pagamento deste atraso, mas precisamos rediscutir o contrato”, explicou e André Motta Ribeiro, secretário adjunto de Saúde a comitiva da região, que substituiu o titular da pasta Helton de Souza Zeferino no encontro.

Otimista

Para o prefeito Murialdo Gastaldon a reunião, que levou à capital parte da bancada do Sul na Assembleia, prefeitos, vereadores e Secretários de saúde, terminou de maneira positiva. “A saúde do Sul saiu vitoriosa. A partir do momento em que o Estado afirma que reconhece o contrato e que vai estabelecer um cronograma de pagamento, o São Donato passa a ter mais tranquilidade”

Barbas de molho

Mas a deputada Ada de Lucca entende diferente. Para ela, a reunião não foi conclusiva. “Acho que o assunto não foi concluído, paramos no meio do debate. Saio ainda com uma certa preocupação porque teve boa vontade, mas nada definido. Vamos ter que aguardar e acompanhar”, argumentou a parlamentar.

UTI

Sobre a UTI, o secretário adjunto afirma que o investimento já foi feito pelo Governo. “Investimentos seis milhões na conclusão da obra”, pontou. Quando a manutenção do custo mensal o Estado terá, novamente, que reavaliar seu caixa. Por outro lado, para o prefeito de Içara, segue valendo o teor de uma conversa feita com o Secretário de Estado da Saúde. “Naquele encontro ele disse que o Estado faria o custeio. Então, minha avaliação é que essa posição segue valendo”.

Clube de Vantagens Cermoful

Depois de pelo menos dois meses de elaboração a Cermoful apresentou nesta quinta-feira detalhes um plano de vantagens que vai beneficiar os sócios da Cooperativa. O foco inicial do programa são os serviços em Saúde e Educação. Desde a tarde desta quinta-feira, os associados já estão liberadores para realizar, via site, um pré-cadastro. Protocolado o pedido no site, o associado Cermoful poderá, dois dias depois, passar na cooperativa e pegar o seu cartão. “Esse Cartão é que vai garantir descontos em consultas médicas, procedimentos hospitalares, farmácias, academias, escolas de idioma, universidades e laboratórios de análises clínicas”, explica Anderson Estácio, Analista Comercial da Cermoful. A projeção da Cooperativa é que o plano, em médio prazo, beneficie pelo menos 40 mil em Criciúma, Içara, Cocal e Morro da Fumaça, que são as cidades atendidas pela Cooperativa.

Lento

Economista Enio Coan não acredita em recuperação do emprego, pelo menos neste ano. Defende que a projeção de crescimento econômico de 1% é insuficiente para projetar algo mais positivo. “Porque esse 1% de crescimento não consegue absorver nem mesmo os novos profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho. A recuperação está bem mais lenta do que se projetava”,

Apresentando

A Unesc reuniu a imprensa para apresentar os dados dos 700 dias de gestão da reitora Luciane Cereta. Dados mostram a recuperação financeira da instituição e a eficiência administrativa do novo comando. A Unesc conseguiu reduzir as dívidas, ampliar o número de alunos e o investimento em pesquisa e extensão e manter o atendimento a comunidade. A instituição também reforçou sua imagem. “A Unesc é a nossa universidade, fundamental para o desenvolvimento do conhecimento gerado por aqui. É fundamental parceira na prestação de serviço para a população, fornece pesquisa e serviço de qualidade para os municípios e precisa estar cada vez mais forte. Esse é nosso papel, fomentar a imagem da Unesc porque nós vamos passar, mais a instituição vai permanecer”, destacou a Reitora.

Ampliando

A Baldissera Construções está ampliando seu leque de atuação. Além dos empreendimentos em Içara e Morro da Fumaça a empresa está implantando loteamentos em Nova Veneza, Siderópolis, Balneário Rincão e Arroio do Silva. “São empreendimentos com a característica da Baldissera, que sempre leva um diferencial, principalmente na infraestrutura”, ressalta o empresário Samuel Baldissera.

Inalterado

Mercado Imobiliário é sempre um termômetro importante da economia. Mais que isso é fundamental para fazer a roda girar. E estes dados indicam que a situação ainda não se alterou muito. Esperança dos investidores é que a curva se inverta no segundo semestre.

Sem limpeza

Gerente regional do Deinfra Gustavo Taufembach disse durante entrevista à Difusora, que ainda não tem um prazo definido para a limpeza da Via Rápida. “O Estado ainda não tomou posse da obra e só tomará quando ela estiver concluída. Como ainda existem obras complementares, não há como dar uma data. Estamos tentando alternativas jurídicas para realizar a intervenção. Enquanto isso não ocorrer não há como fazer qualquer ação”

Investimentos

Equipes da Cooperaliança estão trabalhando na melhoria de redes em todo o município. “Para garantir energia segura e de qualidade para a população e as empresas. São investimentos e ações que serão constantes. Nosso próximo desafio é garantir uma nova subestação. Essa é uma necessidade para garantir o atendimento de toda nossa demanda”, explica Reginaldo de Jesus, o Dede, presidente da Cooperativa

Contrato esticado

Irmã Terezinha Buss confirma que o contrato entre São José, Governo de Santa Catarina e Governo de Criciúma foi prorrogado por 30 dias. “Foi um consenso para que se tenha tempo para discutir o assunto. Temos até o dia 31 de maio para discutir as bases do novo contrato. Agora o grande desafio para o hospital é a tabela SUS, que precisa ser revista”, explica.

Saúde em debate

Vereador Ademir Honorato protocolou pedido de audiência pública para discutir os problemas enfrentados na saúde pública de Criciúma. Requerimento deveria ter sido votado ontem, mas o projeto foi retirado da pauta a pedido do líder do Governo. “Foi encaminhado para as comissões. Agora vou ver como vai tramitar e trabalhar para que na segunda-feira já volte para a pauta e seja aprovada. A audiência vai ajudar a esclarecer muita coisa”, ressalta o parlamentar