Santuários Diocesanos em festa nos meses de abril e maio

Há meses, seus reitores e lideranças as vêm preparando. Três grandes festas, nos três santuários que pertencem à Diocese de Criciúma, estão marcadas para acontecer desde o final de abril até o fim do mês de maio. Novenas, tríduos e outras celebrações têm preparado o coração das comunidades localizadas ao seu redor, bem como chamado fiéis devotos de toda a Diocese, e até de localidades distantes.

A primeira do calendário é a Festa da Misericórdia, no domingo dedicado pela Igreja à Divina Misericórdia, que neste ano cai no dia 28 de abril, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara. A semana de preparação, com intensa participação de diversos bispos do Sul do Brasil, caravanas de várias paróquias da Diocese e uma extensa programação religiosa, inclui, também, a inauguração de diversas obras dentro do complexo que, na terça-feira, 23, completa dois anos de sua inauguração. Entre elas, a pavimentação do pátio,das imagens do Coração de Jesus e Santa Margarida e o lançamento da pedra fundamental da futura loja de artigos religiosos. A semana de preparação à festa no segundo maior santuário de Santa Catarina (depois do de Santa Paulina, em Nova Trento), inicia neste Domingo de Páscoa, 21. Dentro da programação, a festa contará com presenças muito especiais, entre elas, o Cardeal Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, e o sacerdote e cantor católico Padre Antônio Maria, ambos no último dia da festa

O segundo santuário a promover sua festividade é o mais novo da Diocese e inserido na mais antiga paróquia da Igreja diocesana, que já soma 170 anos de evangelização: a Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens. No dia da Padroeira, quando completa seu primeiro aniversário de elevação, 04 de maio, o município de Araranguá acolhe peregrinos de todos os cantos para a 1ª Romaria. A festa, cuja devoção se intensificou ao longo dos anos, iniciou sua programação ainda no mês de fevereiro, com a visita da imagem às comunidades. A preparação se intensifica a partir do próximo domingo, 21, com a IX Campanha de Oração das Talhas de Caná, que contará com a participação de diversos padres da Diocese e de fora dela. Abrilhanta a festa também o Padre Antônio Maria, que encerrará a festividade. A inauguração de um memorial e a bênção solene do novo manto da Padroeira, além da solene coroação, devem marcar a edição\

O mês de maio se encerra com a tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, no Distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, que, neste ano, já está em sua 68ª edição. O Santuário mais antigo da Diocese, antes mesmo de ela ser criada, em 1998, mais uma vez promete reunir milhares de peregrinos. O templo, que passa por uma revitalização em seu entorno, se prepara para receber caravanas de diversas paróquias da Diocese, acompanhadas de seus párocos, com bênçãos especiais a cada dia. A novena inicia no dia 17 de maio, já precedida pela tradicional caminhada “Contabilizando Saúde”, com a missa com a participação dos estudantes de Ciências Contábeis da UNESC, no dia 11 de maio. Além da ampla programação religiosa, que contará com a animação do sacerdote e cantor católico Padre Ezequiel Dal Pozzo, no último dia da festa e dia da Padroeira, 26 de maio, a festividade contará com a tradicional gastronomia local, com cardápios diferenciados para alimentar o corpo após a participação nas missas.

dioceses já contam com a pastoral. Participaram do encontro coordenadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Também tivemos o estudo sobre o material disponível e como aplicá-lo nas capacitações para novos líderes, entre outras orientações”, relata Olinda, que recebeu a nomeação oficial das mãos de Dom Peruzzo.

Pastoral da Pessoa Idosa expande seu trabalho na Diocese

Na Diocese de Criciúma, o serviço de agentes da Pastoral da Pessoa Idosa já é realidade em sete paróquias e um santuário. No dia 27 de abril, haverá uma capacitação diocesana para novos líderes, no Centro de Pastoral da Paróquia São José, voltado às paróquias onde a PPI já é realidade. Conforme Olinda, a próxima paróquia a implantar o serviço é a dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe, na região da Boa Vista, em Criciúma.