Cáritas promove Bazar Solidário

Entre quinta-feira e sábado, mais de 5 mil peças novas de roupas, sapatos, bolsas e acessórios foram colocados à venda no Bazar Solidário da Cáritas Diocesana de Criciúma, no salão da Catedral São José, em Criciúma. Os artigos foram comercializados por preços entre R$ 1 e R$ 40, através de um convênio entre uma grande rede de lojas do Brasil com a Cáritas Regional de Santa Catarina. Além de Criciúma, outras quatro dioceses do Estado contaram com a mesma atividade.
“Nosso bazar tem uma dupla finalidade: metade do valor irá auxiliar o trabalho da Cáritas Regional e a outra metade, a Cáritas Diocesana. Nós temos, hoje, trabalhos com catadores, de formação, economia solidária e especialmente formação das entidades membro da Cáritas, com o trabalho social lá na base, com as pessoas. É um incentivo para que as pessoas possam fazer a caridade junto aos empobrecidos, uma caridade assistencial que muitas vezes acontece, mas que também pode partir para uma assistência mais libertadora. E outro grande valor desse bazar é a solidariedade dos voluntários, também, que articularam e trabalharam durante todos esses dias”, pontua o presidente da Cáritas de Criciúma, padre Wilson Buss.

Diocese de Criciúma presente no Pré-Congresso Vocacional em Lages

Entre os dias 29 a 31 de março, a Diocese de Criciúma se fez presente no Pré-Congresso Vocacional do Brasil – Regional Sul 4, realizado no Centro de Formação Católica, em Lages. A atividade, que teve como tema “Vocação e Discernimento”, reuniu padres, religiosas, seminaristas e leigos de todas as dioceses de Santa Catarina. Da Diocese de Criciúma, participaram 16 agentes da Pastoral Vocacional, entre eles, o assessor eclesiástico e reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, padre Gilson Pereira, e o casal coordenador diocesano, Maria Irene Nichele Correa e Sinval Correa. Também o padre Antônio Madeira, reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina e presidente da Organização dos Seminários e Institutos Filosóficos-Teológicos do Brasil (OSIB) – Regional Sul 4.
Conforme o assessor eclesiástico da Pastoral Vocacional da Diocese de Criciúma, padre Gilson Pereira, o pré-congresso teve como objetivo apresentar as principais ideias presentes no texto base em preparação ao 4º Congresso Vocacional Nacional, que irá acontecer em Aparecida, de 5 a 8 de setembro. “O assessor, padre Reinaldo de Sousa Leitão, nos trouxe as principais linhas de reflexão do texto base, dando uma noção da dinâmica vocacional em nível de Brasil. O texto base traz as realidades presentes através do método ‘ver, julgar e agir’. No ‘ver’, encontramos uma contextualização histórica, fazendo memória da caminhada da Pastoral Vocacional, observada no contexto cultural, social e eclesial. Diante da temática central, ‘Vocação e Discernimento’, foram apresentados alguns desafios e avanços na história. No ‘julgar’, encontramos algumas iluminações bíblicas e teológicas diante da temática, mostrando o quanto é importante se ter uma cultura vocacional à luz da Palavra de Deus. No ‘agir’, encontramos algumas indicações para um caminho de discernimento vocacional”, relata padre Gilson.

Mais de 170 acólitos do Núcleo Sul da Diocese participam de retiro

No dia 31 de março, 170 jovens participaram do Retiro Diocesano de Acólitos do Núcleo Sul da Diocese de Criciúma, promovido pela Comissão Diocesana de Liturgia. Estiveram representadas as paróquias das comarcas de Araranguá, Santa Rosa do Sul e Turvo, além da Paróquia de Forquilhinha.