Economia fortalecida

No decorrer desta semana deve começar a tramitar na Fundação do Meio Ambiente de Içara o pedido de licença ambiental para a implantação de uma unidade do Combo Atacadista do Giassi. Unidade será construída no trevo da rua Vitória com a SC-445. Até o final deste mês também a direção do Carrefour discute em assembleia na França a implantação de uma unidade em Içara. “Está bem encaminhado, o projeto tanto do Combo quanto do Carrefour é de 250 vagas de empregos diretos cada”, projeta o prefeito Murialdo.

Reforçando

O PSD de Içara fez ato de filiações na manhã dessa segunda-feira para reforçar o partido. Foram pelo menos 20 novas lideranças que assinaram ficha com o endosso do presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, e o deputado federal Ricardo Guidi. “Estamos reforçando a nossa equipe para no próximo ano oferecer aos eleitores uma boa opção para a cidade de Içara”, destacou Júlio Garcia. O presidente da Alesc também reforçou que Alex Michels é o candidato do partido ao Governo de Içara. “Pelo menos neste momento ele é o nome. O que está certo é que nós vamos ter candidato, vamos ser protagonistas, cabeça de chapa. Falar sobre quem vai estar conosco é prematuro. Na eleição do ano passado, o PSD sofreu porque não escolheu sua coligação de forma democrática e esse erro não vamos repetir”.

Michels quer o MDB

A pergunta sobre aliança com o MDB foi transferida para Michels e ele deixou claro que quer o 15 junto ao 55 nesta coligação. “Temos tido uma boa parceria com o prefeito Murialdo e com o governo. Somos parte deste governo e a tendência é que sigamos juntos”, sinaliza.

Nesta semana

Direção do Hospital São Donato espera concluir nesta semana o processo de chamada de profissionais que vão integrar a equipe que vai atuar na UTI. Na próxima semana um processo seletivo deve ser realizado. Expectativa é que o Estado faça a vistoria ainda este mês. Se tudo correr como o previsto, até o início de maio os leitos estarão à disposição dos pacientes de toda a região.

Complicado

Por outro lado, o hospital de Içara tem enfrentado dificuldades para contratar os médicos pediatras que irão atuar no pronto-socorro da instituição. O recurso já está assegurado, mas até o momento ninguém se manifestou para assumir a vaga. O serviço de pediatria é uma velha reivindicação da comunidade.

Por falar em médicos

Os profissionais das secretarias de Saúde de toda a região têm sofrido para contratar médicos. Içara e Criciúma estão entre as cidades que mais estão sofrendo. “Estamos fazendo um esforço, mas não está fácil encontrar médicos. Criciúma passa por situação semelhante. No nosso caso, são os profissionais que deixaram o Mais Médicos e que precisam ser repostos. Estamos sofrendo para contratar porque não há profissionais disponíveis e ainda vamos sofrer porque vamos ter que desembolsar um recurso extra, já que o Mais Médicos não irá assumir esses novos profissionais”, relata a secretária Jaqueline dos Santos.

Marcha

Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas), presidente da Federação Catarinense dos Municípios, detalhou na Difusora a Marcha dos Prefeitos a Brasília. “A esperança é que o presidente transforme o slogan ‘Menos Brasília e mais Brasil’ em algo concreto”, ressalta Ponticelli. Segundo ele, os prefeitos agonizam sem recursos. “As pessoas moram em uma rua de um bairro de um município. Precisamos atender essas pessoas e para isso precisamos de recursos. Não há como atender as demandas com a fatia maior do bolo da arrecadação ficando em Brasília”.

Amin fora

Velez Rodrigues não é mais o ministro da Educação. Lambão, foi substituído por Abraham Weintraub. O senador Esperidião Amin, que durante o fim de semana surgiu como nome cotado para o cargo, não emplacou. Abraham é professor da Universidade Federal de São Paulo. Economista, ele atuou durante 18 anos na Votorantim e segundo o presidente tem experiência em gestão. Velez Rodrigues, indicado pelo pseudofilósofo Olavo de Carvalho, se destacou pelas lambanças e trabalhadas à frente do MEC. De prático fez quase nada.